As principais são a hipertrofia, hiperplasia, atrofia e metaplasia. Se a capacidade adaptativa é excedida ou o estresse externo é nocivo, desenvolve-se uma lesão celular. Dentro de certos limites, a lesão pode ser uma lesão reversível e as células podem retornar à estabilidade.
DEGENERAÇÃO: São alterações celulares, geralmente reversíveis quando o estímulo cessa, e que podem ou não evoluir para a morte celular. O citoplasma apresenta-se lesionado, com acúmulo de substâncias exógenas ou pré- existentes, o que reduz ou cessa a função celular. Degeneração Gordurosa (esteatose, lipidose):
Em ambas as alterações os tecidos sofrem de hipóxia, e exatamente por essa razão são tão confundidas. A isquemia pode ter como conseqüência o infarto branco ou isquêmico, enquanto a hiperemia passiva pode ter como conseqüência o infarto vermelho ou hemorrágico.
Esquematização de isquemia por trombose. Isquemia (do grego ισχαιμία; isch- restrição, hema sangue) é a falta de fornecimento sanguíneo para um tecido orgânico devido a obstrução causada por um trombo, seja ele formado por placas gordurosas ou por coágulos sanguíneos.
Exames que salvam: conheça os preventivos para o coração
Exame físico. Eletrocardiograma (ECG ou EKG) - um teste que examina a atividade elétrica e o ritmo do coração; o diagnóstico de um ataque cardíaco pode ser feito pelas alterações observadas em um ECG.