“Tem sido muito valorizada a organização de áreas de atividade diversificada, os “cantinhos”- da casinha, do cabelereiro, do médico e do dentista, do supermercado, da leitura, do descanso - que permitem a cada criança interagir com pequeno número de companheiros, possibilitando-lhes melhor coordenação de suas ações e a ...
O Cantinho de Leitura é um espaço, dentro da sala de aula, utilizado para, também, despertar nos alunos a prática da leitura. Nele, os alunos terão, de pronto acesso às leituras diversas do conhecimento humano. ... – Promover a integração do grupo, a socialização dos alunos e o desenvolvimento das habilidades linguísticas.
A brincadeira de faz de conta começa por volta dos 3 anos e vai até 7, 8 anos ou mais. O faz de conta é a maneira como ela começa a interagir com o mundo à sua volta e traz para a criança amadurecimento social, emocional, físico e intelectual.
As brincadeiras de faz de conta são jogos simbólicos, porque se baseiam no uso de símbolos, ou seja, usamos algo para representar outra coisa. As crianças podem usar um objeto para representar outro, como fingir que uma colher é uma escova de cabelo, ou que uma toalha é uma capa.
Nessa fase, são comuns também as brincadeiras de ninar bonecas, empurrar carrinhos etc., mas são ainda imitações dos gestos dos adultos ou de outras crianças. E é dessa forma, brincando de imitar, que elas, tão pequenas, vão se empenhando em conhecer esse mundo complexo do qual fazem parte.
Através do jogo simbólico, também conhecido como brincadeira de faz de conta, a criança pode imaginar, criar, imitar, assumir diferentes papéis e experimentar situações distintas. Pode encurtar tempos ou estendê-los, bem como atribuir diferentes significados aos objetos que manipula.
Os jogos simbólicos ou, mais comumente, o famoso e simples faz-de-conta, possuem forte importância na formação social das crianças que através da imitação podem perceber a diferença entre o eu e o outro, aproximam o brincar da realidade por elas vivida dentro e fora do ambiente escolar e acabam, por assim dizer, ...
Além de divertido, brincar de faz de conta ajuda as crianças a aprenderem muito sobre si mesmas e o mundo à sua volta. Saiba mais! As crianças aprendem muito através de sua imaginação. ... Esse tipo de brincadeira não é tão simples como parece, e ajuda a criança a desenvolver muitas habilidades.
Crianças com autismo, por exemplo, apresentam dificuldades no brincar, o que nos leva a questionamentos sobre a natureza da sua brincadeira simbólica, se todo faz-de-conta necessariamente inclui teoria da mente e porque um fenômeno considerado universal surge de modo tão atípico no autismo.
De acordo com Vygotsky (1984), “é na interação com as atividades que envolvem simbologia e brinquedos que o educando aprende a agir em uma esfera cognitiva”.
Ludicidade é um termo que tem origem na palavra latina “ludus”, que significa jogo ou brincar. Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia.