São chamados de diblásticos os animais que apresentam apenas dois folhetos: endoderma e ectoderma. São exemplos os cnidários (corais e medusas). Os triblásticos, por sua vez, têm os três folhetos embrionários na sua composição: ectoderma, endoderma e mesoderma.
Os animais que possuem dois folhetos germinativos (ectoderme e endoderme) são chamados de diblásticos, é o caso dos cnidários.
os cnidarios sao animais diblasticos , isto e apresentam apenas dois folhetos germinativos ectoderma e endoderma . o ectoderma origina a epiderme tecido que reveste externamente o animal . enquanto o endoderma origina o a gastroderme tecido que reveste a cavidade digestiva.
Tem ação neurotóxica e é capaz de paralisar os animais que entram em contato com ela. O cnidócito é uma importante célula tanto para defesa quanto a alimentação dos cnidários. O veneno presente no interior dessas células pode ser bastante perigoso para o homem.
Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos. ... O cnidoblasto é usado como um tipo de espuma que sai da boca e também de ataque dos celenterados.
O filo Cnidaria apresenta como representantes principais as águas-vivas, anêmonas-do-mar e corais, animais que apresentam corpo mole e gelatinoso. Águas-vivas, anêmonas-do-mar e corais são exemplos de cnidários, animais pertencentes ao filo Cnidaria.
Em Zoologia, denomina-se ósculo à abertura principal da espongiocele, na extremidade livre do corpo dos animais do filo Porifera - as esponjas.