As transferências de energia sob a forma de calor podem ocorrer por três processos diferentes:
(UFRGS) Para que possa haver transferência de energia na forma de calor entre dois corpos em contato é suficiente que exista entre eles uma diferença de (A) temperatura.
A transferência de calor de um corpo para outro pode ocorrer por meio de três formas: radiação, condução e convecção. ... É assim que ocorre a condução de calor, a energia propaga-se em virtude da agitação molecular. Esse processo é mais eficiente em materiais como os metais, que são bons condutores de calor.
Para que ocorra essa transferência de energia é necessário e suficiente que haja uma diferença de temperatura,deste modo ocorrerá um fluxo(transferência) de calor do corpo quente para o corpo frio até que esses corpos atinjam o mesma temperatura ou seja o equilíbrio térmico.
Convecção é a transferência de energia térmica pelo movimento de moléculas de uma parte do material para outra. À medida que aumenta o movimento dos fluidos, ocorre a transferência de calor convectiva. A presença de maior movimento do fluido aumenta a transferência de calor entre a superfície do sólido e o fluido.
Quando há diferença de temperatura entre dois corpos, ou entre um corpo e suas vizinhanças, haverá troca de calor entre eles de forma espontânea, de modo que o corpo de temperatura mais elevada resfrie-se, e os corpos de menor temperatura aqueçam-se até que todos atinjam a temperatura de equilíbrio térmico.
Resposta: chamamos de equilibrio térmico. Explicação: Como trata-se de uma transferência de calor de um corpo quente para um corpo frio, não há exigência de trabalho para que ela ocorra, ou seja, ocorre de forma espontânea.
Quanto maior é o grau de agitação das partículas de um corpo, maior é sua temperatura, ou seja, mais elevado é o seu estado térmico. A energia térmica pode transferir-se de um corpo para outro, mas sempre se transfere do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.
O que é calor? Trata-se da energia térmica em trânsito motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos. O calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não existe calor.
A energia que é transferida de um corpo para outro por causa de uma diferença de temperatura entre eles é chamada de calor.
O corpo humano troca calor com o ambiente através de três processos básicos: condução, irra- diação e transpiração. Este último processo cons- titui a ferramenta básica do organismo para a manutenção de uma temperatura corporal aproximadamente constante.
Se eles estão em contato, a condição para que haja fluxo de calor entre eles é que eles se encontrem em temperaturas diferentes, de forma que calor fluirá do corpo mais quente para o mais frio. Lembrando sempre que calor é energia.
Os materiais chamados de condutores, por exemplo, são aqueles capazes de transferir calor com grande facilidade – é o caso da maioria dos metais. Os materiais isolantes, por sua vez, são aqueles que dificultam a passagem de calor, como o isopor, a borracha, a madeira etc.
Resposta. Quando os dois tem a mesma temperatura, equilíbrio térmico.
A troca de calor acontece quando dois ou mais corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato em um mesmo ambiente (sistema isolado) e, depois de certo tempo, alcançam o equilíbrio térmico. ... Esse processo acontece porque os corpos sentem a necessidade de ceder e receber calor.
Por exemplo: ao colocarmos gelo no suco, as moléculas do suco estão mais agitadas do que as do gelo. Por isso dizemos que a temperatura do suco é maior que a do gelo ou que o suco é mais quente que o gelo. Quando colocamos eles em contato ocorre transferência de energia.
Resposta: (a) o corpo B tem mais facilidade tanto de receber, quanto de fornecer calor, porque seu calor específico é maior.
Cuidado! O calor específico não indica a quantidade de calor necessária para que cada grama ou mol de uma substância aumente a sua temperatura em 1°C, mas indica o calor necessário para a variação de 1 °C. Isso significa que pode ocorrer tanto aumento quanto diminuição da temperatura do corpo.