A seguir, conheça 6 das espécies mais populares e que você pode ter na sua casa!
– Acesse o link “cadastro técnico federal”, que se encontra em cima da aba “serviços”, à esquerda da página; – Clique em “Acesse a página do CTF/APP”; – Clique em “2.
Para ter a certeza da idoneidade do local onde irá comprar o papagaio, consulte a Linha Verde do IBAMA, no O site da instituição também é uma boa fonte de informações.
A criação de papagaio em âmbito doméstico não está sujeita à autorização do IBAMA. O órgão exige apenas a comprovação legal da origem deste papagaio. Na transação comercial realizada para adquirir o papagaio junto ao criatório autorizado, é obtida uma nota fiscal.
Para adotar um animal silvestre, é preciso preencher um cadastro no site do IAP, o qual será avaliado pelo órgão, assim como os locais onde os animais devem ser mantidos. Se tiver seu cadastro aprovado, o voluntário deverá aguardar contato do IAP informando que há um animal à disposição.
A propósito, o valor de um filhote varia entre R$ 2 mil a R$ 10 mil, dependendo da espécie e criador.
A espécie da ave Os papagaios do congo, papagaios verdadeiro, cacatuas e arara são, talvez, os mais conhecidos falantes, mas mesmo os pequenos psitacídeos, como periquitos, calopsitas e jandaias podem ser treinados para “falar” e imitar sons.
A única forma confiável para saber se o papagaio é macho ou fêmea é por meio da realização de sexagem analisando o DNA. Há dois métodos mais conhecidos para o exame.
Papagaio-verdadeiro