Os temas representavam cenas eróticas, festas galantes, temas religiosos. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX. A escultura de madeira, a arquitetura e a pintura mural criado por Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa apresentavam elementos de tal estilo.
A pintura rococó abordava assuntos relacionados à aristocracia, apresentando dois contextos diferentes. Um deles destacava elementos da natureza e o bucolismo, assim representados por retratos de parques e jardins. Já o outro priorizava cenários que retratavam o luxo.
Linhas mais leves e suaves eram aplicadas em estátuas que serviam à decoração. Algumas características da escultura Rococó: Utilizavam o mármore, porém davam preferência aos materiais que aceitam melhor as cores leves, como a madeira e o gesso; ... As criações são feitas em cores luminosas e demonstram espontaneidade.
Na primeira metade do século, em substituição aos modelos do academismo da escola bolonhesa dos Carracci, predomina o gênero nitidamente rococó, a chamada pintura fêtes galantes, graciosa luminosa e fantasista, tão bem representada por Watteau e Fragonard.
Pintura rococó A pintura produzida pela arte rococó retrata cenas da aristocracia, geralmente passadas em jardins, parques ou luxuosos interiores, com preferência para os temas líricos, mitológicos, pastoris.
Artistas como Balthasar Neumann (arquiteto), Jean-Honoré Fragonard (pintor) e Ignaz Günther (escultor) foram destaques no período. No Brasil, o principal nome é Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa).
O estilo rococó aparece na Europa do século XVIII e, tendo a França como seu principal precursor, se espalha em vários países do Velho Mundo e alcança algumas regiões das Américas, como o Brasil.
Marquesa Madame de Pompadour: A partir da década de 1770, começa-se uma anglomania na França, incorporam-se certos costumes ingleses como o de passear pelo campo e desfrutar o ar livre.
Perceba que, em contraste com o Barroco, as cores do Rococó são leves e vivas, o branco e os tons claros de rosa, azul e verde surgem substituindo as cores sombrias e o excesso de dourado típicos do Barroco.
Como eram as pinturas que ornamentavam os interiores dos prédios no Rococó? Eram pinturas suaves formadas por elementos decorativos, como laços e flores feitos com estuque (massa de gesso). ... No Rococó os temas eram mundanos, ou seja, eram retratados ambientes como jardins, parques ou interiores luxuosos.
Características do Rococó Vale destacar ainda as cores claras, luminosas e suaves, a elegância, a sensualidade e o caráter intimista. Além dos temas relacionados a vida cotidiana da época, também eram retratados elementos da natureza, como flores delicadas, rochas, pássaros, plantas e cascatas de água.