O farmacêutico poderá realizar a prescrição de medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica, incluindo medicamentos industrializados e preparações magistrais - alopáticos ou dinamizados -, plantas medicinais, drogas vegetais e outras categorias ou relações de ...
De acordo com a Resolução CFF nº 586/13, todo farmacêutico pode prescrever Medicamentos Isentos de Prescrição médica (MIPs) para tratar sinais e sintomas que a população, de forma errada, trata por conta própria ou com indicação do amigo, do parente, do vizinho e do ator ou jogador de futebol que apareceu na propaganda ...
II) a prescrição de medicamentos fitoterápicos, de produtos tradicionais fitoterápicos e de preparações magistrais de fitoterápicos, como complemento de prescrição dietética, é permitida ao nutricionista desde que seja portador de título de especialista em Fitoterapia.
Em uma nota técnica disponibilizada no site do CFM ( Conselho Federal de Medicina ) o conselho ratifica que o diagnóstico e a prescrição de medicamentos são atos de competência exclusiva de médicos, cirurgiões-dentistas e veterinários, nos casos restritos a cada especialidade.
Olá! O psicólogo não pode prescrever nenhum tipo de medicamento, nem fitoterápico ou qualquer outra forma alternativa. Se houver necessidade, será encaminhado a um médico especialista para o seu caso.
Os Florais de Bach não são exclusivos da medicina. Por não se tratar de remédios, qualquer pessoa pode manejá-los mas é conveniente que sejam profissionais que tenham estudo de corpo e experiência neles. São retirados de flores e seu uso bastante benéfico principalmente se receitados por médicos homeopáticos .
Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade. “Estamos falando de uma patologia que exige o uso de medicamentos ou psicoterapia”, explica o dr. Vieira Filho.
O psiquiatra é o médico especialista em transtornos mentais e que pode tratar a ansiedade e todos os transtornos relacionados a ela.
Qualquer médico pode prescrever qualquer medicação contanto que tenha conhecimento a respeito da substância. Risperidona a principio é uma medicação psiquiatrica e, então, no geral não é nem neurologista nem pediatra quem prescreve essa substância.
Risperidona pode ser administrada uma ou duas vezes ao dia. A dose inicial recomendada é de 2 mg/dia. A dose pode ser aumentada para 4 mg no segundo dia. A partir de então a dose deve permanecer inalterada, ou ser posteriormente individualizada, se necessário.