Ricos cafeicultores brasileiros, aproveitaram o momento e investiram capital acumulado nas indústrias, favorecendo assim a industrialização do Brasil. O Brasil também lucrou muito exportando matérias-primas para os países em guerra como, por exemplo e principalmente, a borracha.
O Brasil teve uma participação modesta na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), já que não possuía grandes recursos bélicos. Assim sendo, o país limitou-se a fornecer apoio pontual, em colaboração nos combates aéreos e marítimos, bem como no auxílio aos feridos nos campos de batalha.
O fato que motivou a entrada do Brasil na Grande Guerra foi sobretudo pelo fato de submarinos alemães e italianos terem afundado navios mercantes do Brasil em 1942. A partir de tal acontecimento o Brasil participou de forma ativa do conflito.
O Brasil passou a participar do conflito a partir de 1942. ... A princípio, a posição brasileira foi de neutralidade. Depois de alguns ataques a navios brasileiros, Getúlio Vargas decidiu entrar em acordo com o presidente americano Roosevelt para a participação do país na Guerra.
A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi estabelecida em função de uma série de episódios envolvendo embarcações brasileiras na Europa. No mês de abril de 1917, forças alemãs abateram o navio Paraná nas proximidades do Canal da Mancha.
O Brasil participou na Primeira Guerra Mundial principalmente como um parceiro comercial da Tríplice Entente, em especial com a entrada dos Estados Unidos na Guerra, em 1917, tendo vendido suprimentos importantes, em especial metais e borracha, para países como EUA, Inglaterra e França.
O Brasil na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) tinha uma posição neutra respaldada pela Convenção de Haia, buscando não restringir os seus produtos exportados na época, principalmente o café. A Alemanha era, na época, o principal parceiro comercial do Brasil, sendo seguida pela Inglaterra e pela França.
O Brasil participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia).. Também participou realizando missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares. -O Brasil também não mandou soldados de fato para a guerra.
o que motivou os EUA na participação dos conflitos foi o fato dos alemães terem derrubado o seu navio que estava cheio de carga de alimentos e os interesses era pricipalmente a expansão do seu mercado consumidor e expanção capitalista eles foram espertos já entraram na guerra quando os paises já estavam acabados e com ...
A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resultado do esfacelamento das forças da Tríplice Aliança. Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã.
Uma das principais consequências da Primeira Guerra Mundial foi o número de mortes. Ao todo, cerca de 13 milhões de soldados e civis morreram no conflito e outros 20 milhões foram feridos ou mutilados. ... Também na Alemanha, a sociedade civil sofreu imensamente com a guerra.
A Crise de 1929, que abalou todos os países que adotavam então o sistema capitalista de produção, interrompeu a recuperação da economia alemã, já que fez com que os investimentos estrangeiros caíssem, e a Alemanha se viu tendo de pagar a pesadíssima indenização pela Primeira Guerra Mundial com uma economia que agora ...
A República de Weimar foi o período da história alemã compreendido entre os anos de 1919 e 1933, entre o fim da I Guerra Mundial e a ascensão do partido nazista ao poder.
República de Weimar é o nome por que é conhecida a república estabelecida na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, em 1919, e que durou até ao início do regime nazi, em 1933, tendo como sistema de governo uma democracia representativa semi-presidencial.
A República de Weimar, que vigorou na Alemanha entre os anos de 1919 e 1933, configurou-se como o período de transição entre a Primeira Guerra Mundial e o Nazismo. ... Entre tais medidas, estava o pagamento de vultosas indenizações aos países vencedores da guerra e a perda de territórios para esses mesmos países.
Havia quatro grupos no Parlamento Alemão: o Partido do Centro Católico (liberalismo), o Partido Social-Democrata (de esquerda: implantar o socialismo gradualmente através de reformas feitas pelo governo), o Partido Comunista (extrema esquerda: implantar o socialismo imediatamente através de uma revolução do ...