Todos os sentidos do nosso corpo são extremamente importantes, pois eles permitem a percepção dos diversos estímulos do meio. O tato, um desses sentidos, possibilita a percepção das texturas, da temperatura, da pressão, entre outras sensações.
Objetivos: Estimular e desenvolver os cinco sentidos; Estimular e desenvolver a coordenação motora; Aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos (como e quando usamos deles e para quê);
As atividades manuais estimulam e desenvolvem na criança a capacidade criadora de expressar seu pensamento; Desenvolve a sensibilidade táctil e o conhecimento de várias texturas; Identifica várias texturas e reconhece os objectos pela sua textura.
Nessa brincadeira, devemos colocar diferentes objetos dentro de uma sacola. Para isso, podemos procurar objetos facilmente identificáveis pelo tato. Por exemplo, um pente, chaves, bloquinhos, bolinhas de gude etc. O objetivo é que as crianças peguem um objeto da sacola e o descrevam com base no tato.
O tato. O tato é o sentido responsável pela percepção do toque, estando relacionado, portanto, com a forma como sentimos o mundo em nossa volta. Diferentemente dos outros sentidos, ele não ocorre em uma região específica, sendo possível a percepção tátil por todo nosso corpo.
O tato é um dos cinco sentidos e é através dele que podemos perceber texturas, temperaturas e sensações de dor.
O tato também pode ser usado como uma espécie de leitura através das mãos. Os deficientes visuais podem utilizar esse tipo de leitura universal para lerem textos, notas musicais, além de escreverem seus próprios textos. A leitura é possível através da pressão exercida pela ponta dos dedos sobre determinados pontos.
substantivo masculino Sentido através do qual é possível conhecer e perceber a extensão, a temperatura, a forma, a consistência de algo ou de alguém, por meio do nosso próprio corpo, especificamente pelo contato com a pele. [Por Extensão] Sensação causada pelos corpos quando os apertamos ou tocamos.
Significado de Visão substantivo feminino e masculino Sentido da vista; ação ou efeito de ver; capacidade de compreensão, assimilação e percepção visual de tudo que está presente no mundo exterior, concebida a partir da utilização dos olhos e do cérebro.
Quedas, queimaduras, desequilíbrio, falta de capacidade para segurar em objetos são algumas das consequências da perda do tato. Existem nervos na pele que não reagem apenas a um estímulo mecânico a que chamamos toque.
EXPRESSÕES Falta de tato : ofensa ao melindre dos outros; indelicadeza, indiscrição, grosseria: Demonstrou muita falta de tato com os seus comentários. Pelo tato : apalpando ou tocando algo. Perder o tato , fig : perder o tino; proceder imprudentemente.