Obi, obi d'água ou simplesmente obi. Todos estes nomes referem-se à mesma obrigação, voltada exclusivamente a confortar uma pessoa em um caso de doença, desemprego, distúrbios nervosos, ou até mesmo para um iniciado dentro dos preceitos do axé orixá, quando por um motivo ou outro, o mesmo não pode passar por um bori.
O Orobô é um fruto muito utilizado no Candomblé assim como o Obi. Importantíssimo e imprescindível em inúmeros atos do culto aos Orixás e divindades de outros cultos africanos. O orobô é a semente de uma árvore de médio porte cuja espécie é a Garcinia Kola Heckel.
Quartinha é uma espécie de jarro com tampa, feito em barro ou porcelana. Pode ser feita de barro, em sua cor natural, ou; pintada nas cores consagradas a entidade ou orixá a qual será destinada. A quartinha de porcelana branca ou louça branca é a “curinga” e pode ser usada para todos os orixás e entidades.
Ao desincorporar um ORIXÁ, a água da QUARTINHA proporcionará ao médium uma calma salutar após o transe espiritual. As QUARTINHAS servem de imã espiritual para o médium, tanto o lado bom ou ruim que lhe desejam ou que assimila durante os trabalhos, nas giras ou simplesmente no que acontece diariamente.