Ligado aos processo de produção, refinamento, transporte e armazenamento de petróleo, o Benzeno é muito encontrado na gasolina. Sua maior incidência de exposição é no ambiente de trabalho, principalmente em indústrias químicas e petroquímicas.
O benzeno é uma das substâncias constituintes do petróleo e está presente na gasolina, sendo lançado na atmosfera pela queima dos combustíveis dos automóveis. Além disso, ele também é encontrado em refrigerantes e no cigarro. O benzeno está presente na gasolina utilizada em automóveis.
Fórmula estrutural do benzeno. Benzeno é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático, e é a base para esta classe de hidrocarbonetos: todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático, possui a fórmula C6H6.
C10H8
Clarificação ou diafanização Para remover o álcool e preparar o tecido para a penetração da parafina, utiliza-se o xilol. Conforme o xilol penetra o tecido, em substituição ao álcool, o material se torna mais claro, transparente. Por essa razão, é denominada de clarificação.
O processamento histológico é uma etapa da histotecnologia que consiste em conferir suporte ao tecido. A qualidade é importante para garantir a efetividade, equidade, eficiência e acessibilidade de produtos e/ou procedimentos. Para garantir a melhoria da qualidade é necessária a utilização do controlo de qualidade.
2 PROCESSAMENTO HISTOLÓGICO A técnica histológica de rotina consiste em uma série de etapas com o objetivo de preparar determinado tecido a fim de ser analisado microscopicamente, seja por interesse de pesquisa científica ou de diagnóstico patológico (MICHALANY, 1990; CAPUTO; GITIRANA; MANSO, 2010).