Os indícios da prostatite aguda são: febre alta, mal-estar geral, calafrios, dores nas costas, nos músculos, nas articulações e no períneo (região que fica entre o ânus e o escroto). Já os sintomas urinários são dor ao urinar, necessidade frequente de fazer xixi durante o dia e a noite e urgência miccional.
O sistema genital masculino possui duas grandes funções. Uma delas é desenvolver gametas reponsáveis pela fecundação do óvulo, isto é, envolvimento direto com a reprodução. Já, a segunda função, é deauxiliar na produção de hormônios masculinizantes, os quais caracterizarão as qualidades físicas e psíquicas dos homens.
A prostatite é uma inflamação da próstata que provoca um crescimento anormal da glândula, causando dor, desconforto e impedindo a passagem da urina. A maioria dos casos de prostatite tem relação com infecções bacterianas; porém, também podem ser causados por vírus, fungos e outros agentes.
Os sintomas da dor e da inflamação são facilitados com o uso de drogas anti-inflamatórios tais como o paracetamol e o ibuprofeno.
O tratamento para a prostatite, que é a infecção da próstata, é feito de acordo com a sua causa, sendo na maioria das vezes recomendado o uso de antibióticos, como Ciprofloxacino, Levofloxacino, Doxiciclina ou Azitromicina, por exemplo, já que a principal causa da prostatite é a infecção por bactérias, principalmente.
O tratamento é à base de antibióticos, que devem ser usados entre três a quatro semanas. Como a penetração dos antibióticos na próstata é baixa, o medicamento é sempre mantido por tempo prolongado. A maior parte dos casos pode ser tratada ambulatoriamente, com antibióticos de uso oral.
Para tratar a Próstata aumentada que normalmente é causada pela hiperplasia benigna da próstata, o urologista geralmente indica o uso de medicamentos, como tansulosina, alfuzosina, doxazosina e silodosina para relaxar os músculos da próstata e aliviar os sintomas, como dificuldade para urinar ou vontade repentina de ...
Os alimentos indicados para prevenir o câncer da próstata são os ricos em licopeno, como o tomate e mamão, e os ricos em fibras e antioxidantes, como frutas, verduras, sementes e castanhas, que devem ser consumidos de forma regular para que sejam capaz de atuar na prevenção.
Além do licopeno, encontrado nas frutas vermelhas e tomates, a isoflavona é também um nutriente que diminui o risco do câncer de próstata. Os alimentos que contêm isoflavona são o queijo de soja ou tofu, ervilhas, lentilhas, brotos de alfafa e amendoim. Azeite de oliva, frutas, vegetais frescos, nozes ou sementes.
Embora o impacto possa variar de pessoa para pessoa e depender de outros fatores (como a idade, por exemplo), estes são os alimentos que podem PROMOVER o aparecimento de cancro da próstata: Carne vermelha (especialmente cozinhada a altas temperaturas, modo de confeção que estimula a produção de compostos químicos ...