A matéria viva é constituída por uma série de componentes químicos. É interessante observar que nenhum desses componentes químicos é dotado de vida, portanto podemos dizer que a matéria viva é um sistema organizado de substâncias que por si mesmas não são vivas.
Aquilo que chamamos de matéria não-viva é todo o resto: rochas, água, o aço, o concreto, vidro, etc. Por outro lado, os seres vivos necessitam de matéria não-viva para a sua sobrevivência como a água, minerais como o cálcio, sódio, potássio, etc. Se não tivermos água no Planeta, certamente todos morreremos.
Alguns químicos acreditavam que na matéria viva havia uma "força vital" que não poderia ser criada em laboratório pelos meios científicos conhecidos.
Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais e as plantas. Os elementos não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.
Os vírus não são considerados seres vivos por uma grande parte dos cientistas porque eles são acelulares (não são formados por células igual a gente) e também por não possuírem um metabolismo próprio, ou seja, para qualquer atividade como nutrição e reprodução, ele deve estar parasitando uma célula!
Os seres vivos possuem o DNA como material genético. Este material tem todas as suas informações e parte dessas informações são trocadas como um novo ser descendente está sendo gerado. Este DNA pode replicar-se e mutar-se além de sintetizar o RNA, responsável pela síntese de proteínas do nosso corpo.
No caso de arvores, elas precisam de nutrientes e teoricamente podem crescer por seculos. crescimento ganha importância quando os seres vivos precisam competir com outros para sobreviver no ambiente, sendo necessário desenvolver o corpo.
Os seres vivos multicelulares aumentam de tamanho por divisão celular nos seus tecidos e também por crescimento individual das suas células. ... O crescimento infantil é normalmente medido por três parâmetros: altura; peso e perímetro cefálico.
Os principais processos vitais do organismo são: metabolismo, crescimento, reprodução e diferenciação. ... O crescimento consiste efeito de crescer, é o aumento irreversível de tamanho. A reprodução é a ação de gerar outros seres vivos semelhantes devido ao ato sexual entre os seres.