Ajuste do organismo a diferentes situações fisiológicas é a regulação metabólica. Interferência direta ou indireta nas reações químicas que compõe o organismo. Aumentando ou diminuindo a velocidade das reações (aumento de substratos ou de metabólitos).
Tem mais depois da publicidade ;) Reações exergônicas (catabolismo) → que liberam energia para o trabalho celular a partir do potencial de degradação dos nutrientes orgânicos; Reações endergônicas (anabolismo) → que absorvem energia aplicada ao funcionamento da célula, produzindo novos componentes.
Reações exergônicas são também chamadas de reações espontâneas, porque elas podem ocorrer sem a adição de energia. As reações com ∆G positivo (∆G > 0), por sua vez, precisam de entrada de energia e são chamadas de reações endergônicas.
Uma reação endotérmica é uma reação química cuja energia total (entalpia) dos seus produtos é maior que a de seus reagentes, ou seja, ela absorve energia (na forma de calor). Um exemplo seria a decomposição da bauxita, para obtenção de alumínio.
Reação Endotérmica é aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida. ... Reação Exotérmica é aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.
Nos processos exotérmicos, o sistema perde calor e o ambiente é aquecido; Nos processos endotérmicos, o sistema ganha calor e o ambiente resfria-se.
Cinética química é o ramo da química que estuda a rapidez das reações químicas, bem como os fatores que a influenciam. A rapidez, ou velocidade, de uma reação química indica a variação da quantidade de reagentes e produtos com o passar do tempo.
O calor da reação é a energia que é liberada ou absorvida quando os produtos químicos são transformados em uma reação química. Descreve a mudança do teor de energia quando os reagentes são convertidos em produtos.
As reações químicas que liberam calor são denominadas exotermicas e as reações que absorvem calor são denominadas endotérmicas. Reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Desta forma a variação de energia é positiva.
Na Termoquímica, os processos e reações que ocorrem com liberação de calor e consequente aumento da temperatura das vizinhanças são chamados de exotérmicos. O prefixo exo significa “para fora”. Uma reação química bastante comum e importante que é um exemplo de reação exotérmica é a combustão.
Olá! As reações de combustão são exotérmica pois liberam energia. ... As reações exotérmicas são comuns em todos os seres vivos, além de diversas outras maquinas. A respiração celular em si ocorre através de combustões.
As reações (A) e (B) são exotérmicas, pois o sinal negativo na variação de entalpia indica a liberação de calor. As reações (C) e (D) são endotérmicas, pois o sinal positivo na variação de entalpia indica a absorção de calor. A reação (D) não libera energia, pois é endotérmica.
A entalpia dos reagentes será dada pela soma da entalpia do produto C com a soma do triplo da entalpia de D (isso porque existem 3 mol de D na equação). Dessa forma, a expressão para calcular a variação da entalpia é dada pela subtração entre a entalpia dos produtos e a entalpia dos reagentes de uma reação química.
Certas reações de análise ou de decomposição recebem nomes especiais, como: Pirólise: decomposição pelo calor (na indústria é chamada também de calcinação – elevadas temperaturas); Fotólise: decomposição pela luz; Peróxido de hidrogênio em presença de luz se decompõe em água e gás oxigênio.
Uma reação química ocorre quando um material passa por uma transformação em que sua constituição muda, ou seja, seus átomos se rearranjam para formar novas substâncias. A matéria pode sofrer dois tipos de transformações principais, a física e a química.
As substâncias iniciais de uma reação química, as que reagem, são chamadas de reagentes. Já as substâncias finais de uma reação, as que se formam, são chamadas de produto.