O reflexo acústico (RA) ou reflexo do músculo estapédio é definido como uma contração involuntária dos músculos da orelha média em resposta a um estímulo sonoro e sua pesquisa pode ser efetuada de forma ipsilateral (mesmo lado ao estímulo sonoro) ou contralateral (lado oposto ao estímulo sonoro) à orelha avaliada1.
O reflexo acústico (também conhecido como reflexo estapédio, reflexo dos músculos da orelha média, reflexo de atenuação ou reflexo auditivo) é uma contração muscular involuntária que ocorre na orelha média em resposta a estímulos sonoros de forte intensidade ou quando o indivíduo começa a vocalizar.
Introdução: O reflexo estapediano é uma contração do músculo estapédio, localizado na orelha média, induzido por um estímulo acústico intenso. É esperado que indivíduos com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade tenham reflexos estapedianos presentes, desde que haja integridade de orelha média.
Uma das respostas que tende a habituar é o reflexo cócleo-palpebral (RCP)(3). Este é um dos comportamentos reflexos mais significativos encontrados no neonato quando submetido a estímulo sonoro intenso(4). O processamento auditivo envolve a recepção e a interpretação de estímulos sonoros.
Sobre a imitanciometria Ele é indicado em diversas situações, porém, na maior parte dos casos, é solicitado pelo médico quando há suspeita de perda da audição. Também chamado de impedanciometria, ele analisa o funcionamento do tímpano, dos ossos da orelha média (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva.
A pesquisa do recrutamento objetivo de Metz se faz pela medida do nível de sensação (NS), ou seja, pela comparação entre o nível do limiar do reflexo acústico e o nível do limiar audiométrico, em cada frequência. A interpretação do reflexo do estapédio tem grande importância no diagnóstico clínico.
3- O recrutamento ocorre associado à perda auditiva de origem sensorial, onde a incapacidade de ouvir sons baixos (por exemplo de 50 dB), particularmente nas alta freqüência, é acompanhada por uma intolerância paradoxal a sons mais altos (por exemplo de 80dB), freqüentemente com distorção do mesmo.
O fenômeno do recrutamento auditivo, situação em que há uma recuperação da sensação auditiva conforme aumentamos a intensidade do estímulo em pacientes com alterações sensoriais da audição, é muitas vezes identificado pelo cálculo da diferença entre o limiar tonal e a intensidade sonora mínima necessária para a ...
A função da tuba auditiva é igualar a pressão na orelha média à pressão atmosférica, permitindo, assim, o livre movimento da membrana timpânica. Essa tuba permite a entrada e a saída de ar da cavidade timpânica, equilibrando a pressão nos dois lados da membrana.
A neuropatia auditiva consiste no acometimento do nervo auditivo, que gera uma dessincronia na condução nervosa, provavelmente relacionada com alterações de mielinização dessas fibras.
O sistema vestibular detecta a posição e o movimento da cabeça no espaço pela integração das informações dos receptores periféricos localizados no ouvido interno. As células sensórias do labirinto posterior transformam energia mecânica que resulta dos movimentos ciliares em sinal biológico.