O forró é uma expressão artística genuinamente nordestina. Por ser uma forma de manifestação cultural ampla, o termo forró tem diversos significados e pode servir tanto para designar o ritmo musical, o estilo de dança e mesmo a festividade em que acontece.
O xote é uma cadência musical que tem como ancestral uma dança de salão portuguesa. ... Esta dança parece ter desembarcado em solo brasileiro em 1851, na bagagem de José Maria Toussaint. A princípio ela era difundida entre os aristocratas que viviam durante o Segundo Reinado.
de 1940
Conhecido atualmente em Portugal como "chotiça", o Schottische foi levado para o Brasil por José Maria Toussaint, em 1851 e tornou-se apreciado como dança da elite no período do Segundo Reinado.
O "Xote" (Schotinch) tem sua origem na mais famosa dança folclórica da Escócia na segunda metade do século XIX. Aos poucos foi conquistando a Europa. Na Alemanha ganhou um ritmo valsado pela influência da Valsa Vienense.
O forró eletrônico gera muitas polêmicas entre os mais tradicionais, entretanto tem grande sucesso por todo o Brasil, principalmente entre os jovens. A música já tem influência da guitarra, bateria e teclado. É um forró mais pop e os passos são rápidos, com giros complexos.
Hoje, ele pode ser encontrado em várias partes do Brasil, desde o xote gaúcho com os estilos xote-carreirinho e xote-duas-damas, até nos forrós nordestinos. Os instrumentos musicais que estão mais presentes nesse tipo de música são a sanfona, a zabumba, o triângulo, o ganzá e o agogô.
Os instrumentos musicais mais utilizados para acompanhar as músicas das festas juninas aqui no Brasil são: violão, viola, triângulo, sanfona, zabumba, pandeiro, reco-reco e cavaquinho.
O mais comum não é cantado, mas apenas executado por instrumentos de sopro e de percussão. Os instrumentos musicais mais utilizados são o trombone, o trompete, o saxofone e a tuba.
Baião é um gênero de música e dança popular da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", de cujo nome é corruptela. O baião utiliza muito os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, triângulo, flauta doce e acordeão (também chamado de sanfona).
O baião é um ritmo musical nordestino, acompanhado de dança, muito popular na região nordeste e norte do Brasil. ... O baião utiliza muito os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, sanfona, triângulo, flauta doce e acordeom. Os sons destes instrumentos são intercalados ao canto.
Acredita-se que a música tenha surgido há 50.
A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.