Para ilustrar nosso jogo da memória, escolhemos cinco frutas, cinco doces e fizemos cada desenho em duas cartas, formando os pares. No verso, escrevemos o nome da categoria, mas você também pode fazer um desenho ou símbolo que represente toda a categoria, mas lembre-se que tem que ficar igualzinho em todas as peças.
O jogo da memória é um clássico jogo formado por peças que apresentam uma figura em um dos lados. Foi criado na China no século 15 e era formado por baralho de cartas ilustradas e duplicadas. Cada figura se repete em duas peças diferentes.
Jogos educacionais são jogos elaborados especificamente para ensinar as pessoas sobre um determinado assunto, expandir conceitos, reforçar desenvolvimento e entendimento sobre um evento histórico ou cultural. Em resumo, são jogos que têm como objetivo passar para as crianças algum fundamento ético ou valores de vida.
Ao assumir a função lúdica e educativa, a brincadeira propicia diversão, prazer, potencializa a exploração e a construção do conhecimento. Brincar é uma experiência fundamental para qualquer idade, principalmente para as crianças da Educação Infantil.
O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir capturar todas as peças do inimigo ganha a partida.
Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade e, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar, sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos.
Os jogos podem ser utilizados para fins educacionais para transmitir o sentido de respeito às regras e a mensagem de que numa disputa entre adversários haverá sempre um que perde e outro que ganha. Alguns exemplos de jogos são: xadrez, futebol, damas, dança das cadeiras, voleibol, etc.
Estes jogos são excelentes para fazer parte da rotina dos alunos em sala de aula. ... Visa desenvolver principalmente o raciocínio, a memória, a observação, a atenção e a concentração entre outras capacidades. Exemplo: os jogos de mesa, xadrez, dominó, trilha, etc.