O nodo sinusal produz continuamente e de modo regular impulsos elétricos que se propagam por todo o coração, induzindo a contração dos músculos cardíacos. Portanto, um coração em ritmo sinusal é aquele cujo os estímulos elétricos estão sendo normalmente gerados pelo nodo sinusal.
Significa que a tua frequência cardiaca esta alta, acima de 100 batimentos. Mas pode ser tão somente pelo estresse do exame. A frequência cardíaca normal em repouso oscila entre 60 a 100 bpm. Se o seu ECG identificou uma taquicardia sinusal, isto significa que sua frequência estava acima deste limite.
A taquicardia sinusal é o ritmo no qual os impulsos elétricos são gerados pelo nó sinoatrial. É a taquiarritmia mais comum, podendo levar a algumas consequências adversas, principalmente nos pacientes com algum tipo de cardiopatia.
A chamada arritmia sinusal é apenas uma variação dos batimentos cardíacos que acompanha a respiração. É muito comum em crianças, adultos jovens e não acarreta nenhum problema para o coração, não sendo um fator que impede o paciente de realizar atividades físicas.
O que fazer para normalizar a frequência cardíaca
Na maioria dos casos, o único tratamento necessário é a monitorização cardíaca inicial, estabelecimento de acesso venoso, oxigênio suplementar e observação clínica. Nos casos associados com hipotensão ou hipoperfusão, fluidos intravenosos devem ser administrados.
Além da sensação de ter o coração batendo muito rápido, a taquicardia também pode levar ao surgimento de outros sintomas como:
TAQUICARDIA SINUSAL Tem início e término graduais, com frequência cardíaca acima de 100 batimentos por minuto (bpm). Ao eletrocardiograma, a onda P tem morfologia e duração semelhantes ao ritmo sinusal, precedendo cada complexo QRS. O intervalo PR diminui proporcionalmente à elevação da frequência cardíaca.
A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista.
4. Cardiotônicos. A Digoxina é um remédio cardiotônico, que ajuda a aumentar a força das contrações do coração e a estabilizar os batimentos cardíacos irregulares. Saiba como usar a digoxina e quais os efeitos colaterais mais comuns.