Por exemplo, existem alguns grupos, denominados ativantes, que facilitam a entrada do próximo grupo substituinte e orientam as posições orto e para do anel benzênico. Já outros grupos, chamados de desativantes, dificultam a nova reação e orientam o grupo substituinte para a posição meta.
Os radicais meta-dirigentes são chamados de desativantes; e os orto-para-dirigentes, de ativantes. ... A única exceção são os halogênios que, embora sejam orientadores orto e para, dificultam a entrada de um segundo substituinte no anel aromático.
Dentro desse esforço, temos os prefixos orto, meta e para. Estes prefixos são usados especificamente com pares de grupos substituintes ligados a um anel benzênico. O Carbono ligado ao primeiro grupo será chamado de 1. O segundo de 2, 3 ou 4 que são as posições possíveis sem redundância.
Um composto heterocíclico é um composto que tem um anel, do qual fazem parte pelo menos dois tipos diferentes de átomos. Os compostos orgânicos heterocíclicos contém no seu anel um ou mais átomos diferentes do carbono. Exemplo destes átomos são oxigénio, nitrogénio ou enxofre.
compostos aromáticos. Os compostos aromáticos são compostos orgânicos que contêm um anel de benzeno nas suas moléculas ou que possuem propriedades químicas idênticas às do benzeno. Estes compostos são não saturados (apresentam ligações duplas e triplas), no entanto eles não tomam facilmente parte em reações de adição.
Michael Faraday em 1825 descobre um novo hidrocarboneto, que foi denominado de “bicarbureto de hidrogênio” e atualmente é chamado de benzeno. À categoria dos aromáticos seriam inseridos os compostos com baixa razão entre hidrogênio e carbono e que apresentassem odor diferenciado. ...