Dojo kun (道場訓 Dōjō kun) é o conjunto de regras a ser seguido pelos praticantes de caratê. ... Estes preceitos representam os ideais filosóficos do caratê e são atribuídos a um grande mestre da arte do século XVIII, chamado Tode Sakugawa.
Sakugawa
Hitotsu. Primeiro. Reprimir (Conter) o espírito de agressão.
(1) Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação. (2) No Karate não existe atitude ofensiva. (3) O Karate é um assistente da justiça. (4) Conheça a si próprio antes de julgar os outros.
LEMAS DO KARATÊ
PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DO KARATE
O praticante de caratê, segundo o Mestre Funakoshi, deve manter a mente distante do egoísmo e da maldade, devendo buscar a pureza de pensamentos, porém, deve estar em alerta para reagir adequadamente a tudo que encontrar pela frente.
O Karatê é uma arte marcial japonesa com fundamentos e princípios ligados ao respeito mútuo com o equilíbrio do corpo e mente de uma forma a alcançar e aprimorar o caráter e a harmonia na convivência social, buscando sempre a conformidade dos erros em uma vida de autoconfiança e consideração ao próximo.
Resposta. Resposta: Shaolin, Shotokan, Matsubayashi-ryu, Shobayashi, Matsumura Seito, Kobayashi-ryu e Matsumura Motobu, entre outras. Como esporte existe dois tipos de competição no caratê: No tipo kata são atribuidos pontos para a performace do carateca, seja individualmente ou em grupo (trio).
O Campeonato Mundial de Karatê é o principal torneio de karatê no mundo. As primeiras competições do esporte foram realizadas na década de 1950 e reuniam apenas clubes do Japão. O Campeonato Mundial é realizado desde 1970 e atualmente é disputado a cada dois anos.
A pontuação é dividida da seguinte forma: o ipon vale um ponto. É quando o atleta acerta um soco no abdômen ou no rosto do adversário. Chute no abdômen vale dois pontos. ... O sanbon é quando o lutador acerta um chute no rosto, e soma três pontos.
Classificação
O Karate ensinado na Mushinkan é constituído pela base do Karatê Shotokan JKA: KIHON (técnicas básicas), KATA (formas) e KUMITE (luta). Na essência, esses 3 modos de treinamento se fundem em uma coisa só. Por isso, devem ser estudados e treinados igualmente.
judô
Jissen kumite (実戦組手) é a luta decorrente de um desafio ou de um embate para medir as habilidades dos contendores.
O Kumite é a arte do combate. Dois karatecas defrontam-se numa área de competição de 8 metros quadrados, designado por tatami. ... Um karateca vence acumulando oito pontos a mais do que seu oponente durante a duração da luta ou ganhando mais pontos do que seu oponente no tempo do combate.
Kumite é a modalidade que coloca dois caratecas em combate. As lutas duram de dois a cinco minutos. Os pontos são atribuídos aos golpes desferidos variando, inclusive, o valor da pontuação dependendo da área do corpo do adversário que foi atingida.
Kata são rotinas de ensino usadas para preservar e passar o know-how. O sufixo kata (neste caso em caráter diferente das artes marciais) significa “forma de fazer”. Ele se refere à forma ou padrão que pode ser praticada para desenvolver habilidades particulares e mentalidade.
E é aqui que fica interessante a discussão. Sendo o kata um termo japonês, é usado portanto para artes japonesas como Karate, Judo, Kendo, Aikido. Em outras artes como o Taekwondo (coreano) é chamado de Poomse, Hyong ou Tul. No Kung-fu (chinês), onde existem centenas de estilos, é comum o uso do termo Kati ou Taolu.
O KATA possui 3 funções educativas: Educar o físico: A prática diária traz-nos maior resistência, postura, explosão muscular, flexibilidade, e aperfeiçoamento das técnicas, melhorando nosso condicionamento físico para a prática deste esporte.
O caratê é uma arte marcial originária da Ásia. Seu nome vem do japonês e quer dizer “mãos vazias” — kara significa “vazio” e te significa “mão”. Os praticantes de caratê são chamados de caratecas.
É uma arte marcial que ensina golpes para a autodefesa sem armas de qualquer espécie. O praticante do caratê é chamado de carateca. ... O método de combate dessa arte marcial baseia-se em posições iniciais de equilíbrio, que dão origem aos golpes, que podem ser socos ou chutes no adversário.
Carateca (空手家) é a denominação dada ao praticante da arte marcial caratê. Em japonês, o termo é compostos pelos ideogramas 空 (kara), 手 (te), 家 (ka/ie). ... Atentando, contudo, para o ideograma 家 ver-se-á que o termo "carateca" não quer siginifcar tão-somente aquele que pratica o caratê.
Ataque com os Pés (Ashi – Waza) no Karatê
Okinawa
Resposta: Um ringue é um tablado elevado a cerca de 1 metro do solo e cercado por cordas que delimitam os seus respectivos lados. Explicação: É, portanto o local onde decorrem lutas desportivas como o boxe, Muay Thai, Kickboxing, Jiu-jitsu, Luta greco-romana, Luta livre entre outras modalidades de combate.
Lugar onde se fundou o Taekwondo, a coreia continua sendo um dos países mais fortes na modalidade. Conta também com o maior número de medalhas olímpicas, e é a terra natal do considerado melhor taekwondista da atualidade, Kim Tae-Hun.