Significado de Deficit substantivo masculino O que falta para preencher certo valor ou quantidade numérica, geralmente se refere ao que está faltando para completar uma conta. ... [Economia] Quantidade maior que se refere às despesas em comparação às receitas.
Déficit, ao contrário do Superávit, representa o saldo negativo, um prejuízo ou um sistema em que se gasta mais do que se ganha. No comércio exterior, o déficit acontece quando o valor das importações é maior que o das exportações.
O resultado orçamentário é obtido através da diferença entre as Receitas Orçamentárias deduzidas das Despesas Orçamentárias. Se o resultado for positivo, temos Superávit. Caso o resultado seja negativo, então se caracteriza o Déficit Orçamentário.
O déficit público pode ser financiado através de empréstimos externos ou de empréstimos internos. O empréstimo externo é realizado através do lançamento de títulos públicos comprados pelo setor privado da economia.
O governo toma dinheiro emprestado para financiar parte dos seus gastos que não são cobertos com a arrecadação de impostos, ou para a gestão financeira, por exemplo, controle do nível de atividade econômica, captação de recursos externos, controle do crédito e do consumo das famílias, etc.
O grupo “Governo” inclui fundos e recursos administrados pela União, como FAT, FGTS, fundos extra mercado, fundo soberano e fundos garantidores.
Assim, quando os impostos e demais receitas não são suficientes para cobrir as despesas, o governo é financiado por seus credores (pessoas físicas, empresas, bancos etc), dando origem à dívida pública.
Na prática, quando se fala em “imprimir dinheiro”, está se falando em emitir moeda. ... Quando o governo federal aumenta gastos, ele também está colocando dinheiro na economia. Esses recursos podem vir da arrecadação de impostos ou do endividamento do governo, com a emissão de títulos de dívida.
O risco de refinanciamento da dívida pública é definido como o risco de mudanças abruptas no perfil de pagamentos da dívida no momento do seu refinanciamento. Em casos extremos, pode levar à incapacidade de um governo de refinanciar parte ou a totalidade da dívida vincenda em determinado momento.
A relação Dívida Líquida/PIB é um dos indicadores da saúde de uma economia. É o montante da dívida pública de um país em uma porcentagem de seu Produto Interno Bruto (PIB).
Dívida interna é a parte da dívida pública que representa o somatório dos débitos, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos por um governo, com entidades financeiras e indivíduos (no Brasil, por exemplo, através do Tesouro Direto) de seu próprio país.
Dívida externa é a parcela da dívida pública que deve ser paga em moeda estrangeira – quase sempre em dólar americano. ... A dívida externa é, portanto, o somatório de empréstimos e financiamentos contraídos no exterior pelo próprio governo, por empresas estatais ou privadas.
Os três maiores em operação no país, por exemplo, são Bradesco Vida e Previdência, Itaú Vida e Zurich Santander Brasil.