Palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba da palavra como sílaba tônica. Maioritariamente não são acentuadas e representam a maioria das palavras da língua portuguesa.
Com acento agudo: amável, Aníbal, dócil, dúctil, fóssil, réptil, Cármen, dólmen, éden, líquen, lúmen, açúcar, almíscar, cadáver, caráter, ímpar, Ájax, córtex, índex, tórax, bíceps, fórceps; Com acento circunflexo: cônsul, pênsil, têxtil, plâncton, plânctons, aljôfar, âmbar, Câncer, Tânger, bômbax, bômbix.
Acontece que há palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente, como água (á-gua), ânsia (ân-sia), contínuo (con-tí-nuo), glória (gló-ria), lírio (lí-rio), série (sé-rie), tênue (tê-nue) e outras, que são acentuadas graficamente, pois também podem ser pronunciadas como proparoxítonas.
Ao pronunciar vi-da, verificamos que vi é pronunciada mais forte, então é a tônica. Ao pronunciar ra-io , verificamos que ra é mais forte, então é a tônica.
ADJ. Diz-se daquilo que atribui energia, força, que revigora. Na gramática, diz-se da sílaba mais forte de uma palavra.
Para o verbete o dicionário é uma palavra que significa um compilado das unidades léxicas de uma língua, ou seja, informa o significado das palavras, dos afixos, etc. Podemos afirmar que o Verbete é um gênero textual que tem a finalidade de informar as pessoas sobre o significado de de conceitos, termos e palavras.
Saiba mais sobre esse importante recurso: o acento agudo. O acento agudo é muito importante para as palavras, pois indica onde está a sílaba tônica, ou seja, a sílaba mais forte. Por isso, não deve ser omitido no momento da escrita nem no momento da fala, pois pode prejudicar a comunicação.
A silaba tônica será Ré.