Consequências da falta de ergonomia no trabalho A repetitividade de movimentos e atividades laborais, que podem provocar fadiga e desgaste tanto físico como psicológico.
Quando uma empresa se preocupa com a ergonomia no trabalho ela está buscando aumentar a produtividade e a qualidade de vida dos seus colaboradores. Um ambiente de trabalho favorável garante uma melhora geral na saúde e qualidade de vida do trabalhador, além de menos estresse e doenças ocupacionais.
Reposicione os equipamentos
Podemos resumir a aplicação da ergonomia no ambiente de trabalho em 8 etapas:
Dentre os diversos setores que a ergonomia pode ser aplicada, podemos ressaltar os setores: Industriais, hospitalares, sistemas informatizados, transportes e escolares.
Dicas para implementar o comitê de ergonomia
Portanto, comprova-se que a adoção desta medida reduz o número de trabalhadores inativos por problemas de saúde e os riscos/acidentes no trabalho, garantindo a saúde e o bem estar na área de trabalho. Com esta redução no número de ausências, os atendimentos dos pacientes serão realizados com mais qualidade.
O objetivo da ergonomia é, segundo a sua Norma Regulamentadora, "estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho à características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente".
A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a postura, a iluminação, os ruídos e a temperatura. ... A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador.
A ergonomia visa desenvolver, de forma confortável e produtiva, a ligação entre o ser humano e o trabalho. Ao adaptar as condições trabalhistas às características do profissional, ela evita os riscos ergonômicos e proporciona mais saúde, conforto, segurança e bem-estar.
IMPORTÂNCIA DA BIOMECÂNICA OCUPACIONAL Pode-se afirmar que a biomecânica ocupacional é útil no desenvolvimento de novos conhecimentos que podem amenizar problemas como a má postura, um dos principais fatores de geração de doenças e dores nos trabalhadores.
10 PRINCÍPIOS DE ERGONOMIA Eliminar ou reduzir esforços humanos; Eliminar esforço muscular estático; Proporcionar trabalho na vertical (postura adequada); Possibilitar a flexibilidade postural (mudanças de postura) Área de trabalho entre ombro e púbis; Objetos e comandos dentro do envoltório acional; Melhorar alavanca ...
A ergonomia no trabalho impacta a produtividade, porque garante um ambiente mais confortável. Oferecendo os padrões e condições ideais de ergonomia, as empresas contribuem, ainda, com a saúde dos funcionários fora do ambiente organizacional. Para atingir tais parâmetros, é necessário fazer uma série de ajustes.
A Biomecânica Ocupacional está relacionada ao estudo das posturas e tarefas do homem no trabalho. Trata-se de uma área interdisciplinar que possui ligação direta com a Ergonomia e que procura buscar soluções para os problemas decorrentes da adaptação do homem ao ambiente de trabalho e vice-versa.