O que é Educação Bancária? Para Freire, o termo "bancário" significa que o professor vê o aluno como um banco, no qual deposita o conhecimento. Na prática, quer dizer que o aluno é como um cofre vazio em que o professor acrescenta fórmulas, letras e conhecimento científico até "enriquecer" o aluno.
Esta pedagogia propõe uma educação crítica a serviço da transformação social. O termo está também associado à filosofia da libertação, de Enrique Dussel. Segundo Dussel, o processo pedagógico passa pelo ser humano, que é agente da própria libertação.
Martin Buber o compreende como professor-construtor de uma comunidade dialógica, tendo um papel fundamental na formação do caráter dos indivíduos. Paulo Freire desenvolve esta noção e defende um professor-político que desempenha um papel central na formação de indivíduos críticos e na libertação dos oprimidos.
Significado de Dialógico adjetivo Dialogal; descrito ou escrito seguindo a forma de um diálogo, de uma conversa interativa que possui início e fim, como: -- olá, tudo bem?
A Aprendizagem Dialógica prioriza as interações com maior presença de diálogos, entre pessoas o mais diversas possível, buscando o entendimento de todos e valorizando as intervenções em função da validade dos argumentos.
Segundo o educador pernambucano, Paulo Freire (1921-1997), o papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que professor, ao passo que ensina, também aprende. Juntos, professor e estudante aprendem juntos, em um encontro democrático e afetivo, em que todos podem se expressar.
A base da comunicação é o diálogo. E para que haja um verdadeiro diálogo, as duas partes têm que estar dispostas a falar e escutar, é uma via de mão dupla. Não é apenas o professor que fala e os alunos escutam, como era a prática das aulas magistrais do ensino tradicional.
RESUMO: A Investigação dialógica é uma metodologia de criação de conhecimentos que nega substantivamente a aula falada, a transmissão do conhecimento e a memorização mecânica.
Em outras palavras, a aula expositiva dialógica é aquela em que o professor conversa com seus alunos, fazendo indagações nas quais ele procura buscar nos próprios alunos as respostas necessárias para que os conceitos se interliguem, propiciando a aprendizagem.
A Interação Dialógica é estabelecida como desenvolvimento de relações entre universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo, pela ação de mão-dupla, de troca de saberes, de superação do discurso da hegemonia acadêmica (FORPROEX, 2001).
Concepção norteadora de Comunidade de Aprendizagem, a aprendizagem dialógica fundamenta-se e expressa-se por meio do diálogo igualitário e na interação mais diversa possível entre as pessoas, sendo tais aspectos essenciais para a construção de novos conhecimentos, além de promover relações mais solidárias.
113. Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, é correto afirmar que a produção do conhecimento na EJA tem mais sentido político e social quando: Nota: 10.
Para o que aqui interessa, segundo os censos é computada como alfabetizada não a pessoa que saiba, mas a que tenha declarado saber ler e escrever (a partir de 1950, que tenha declarado saber ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhecesse). É computada como analfabeta a que tenha declarado não saber.
Concepção tradicional de ensino é alfabetização de adultos é caracterizada como semelhante à educação das crianças, e passa a existir uma preocupação excessiva com técnicas de ensino; os conteúdos são descolados da realidade social dos educandos; há distanciamento entre professor e aluno, bem como uma concepção técnica ...
No Brasil, o analfabetismo funcional é atribuído às pessoas com mais de 20 anos que não completaram quatro anos de estudo formal. Mas a noção de analfabetismo funcional varia de acordo com o país. Na Polônia e no Canadá, por exemplo, é considerado analfabeto funcional todo adulto com menos de oito anos de escolaridade.