Apagador de água Outra maneira interessante de ensinar para as crianças o traçado das letras, é escrever com giz em uma parede de lousa e pedir para as crianças usaram um pincel com água para apagar o que está escrito.
Sugestões de Trabalho Trace linhas verticais na lousa. Peça que as crianças façam os movimentos de traçado das linhas verticais com o dedinho no ar, sobre a carteira, na areia, em cartelas de lixa fina etc. Reproduza os movimentos com as crianças. Apresente a atividade proposta na ficha aos alunos.
Comece devagar, acostumando a criança com as letras do nome dela e, assim que ela conseguir escrever algumas vezes, ofereça recompensas para mantê-la motivada a treinar cada vez mais. Não se esqueça que também é importante ensiná-la a segurar o lápis e o papel corretamente enquanto treina.
A letra cursiva é emendada uma na outra, o que dificulta separá-las visualmente quando se está aprendendo a ler. Dessa forma, o ideal é ensinar a letra cursiva quando a criança já desenvolveu a lógica do sistema de escrita. Essa organização é importante para que ela possa aprender a letra cursiva.
Por volta dos 6 a 7 anos ocorre a exploração da letra cursiva. No caso da alfabetização, a letra bastão apresenta maior facilidade, pois ela é mais separada. Na percepção visual do pequeno, a bastão é mais convidativa, mas, depois de estimulada, as crianças tendem a ir para a letra cursiva.
adjetivo Que se conseguiu alinhar; colocado ou localizado em linha reta; posto em fila.