Significado de Notívago substantivo masculino Pessoa que possui essas características: animal notívago; sujeito notívago. Indivíduo que admira a vida noturna; que prefere conviver à noite.
Pode-se sentir mudanças de humor, paranoias e até mesmo alucinações. Um exemplo de como o nosso corpo reage após horas e dias sem dormir é o caso do americano Randy Gardner, que em janeiro de 1964 entrou para o Guinness Book (o livro de recordes mundiais) após ficar 264 horas (cerca de 11 dias e 25 minutos) sem dormir.
Um estudo recente descobriu que aqueles que dormem menos de 5 horas por noite são mais propensos a ganhar peso e “eventualmente” se tornarem obesos. Isso porque a privação do sono faz com que os hormônios que regulam o apetite oscilar, e é mais provável que você consuma mais calorias quando não dorme o suficiente.
Um estudo publicado recentemente confirma que dormir tarde não só diminui o tempo de vida do indivíduo como aumenta o risco de desenvolver distúrbios psicológicos e câncer.
Uma única noite mal dormida pode resultar em dores de cabeça e crises de enxaquecas, assim como problemas de visão, que dificultam tarefas simples do dia a dia, como conduzir um carro. 6. Dormir mal afeta a libido e pode provocar outras disfunções sexuais.
7 problemas graves que dormir pouco pode trazer à saúde
Enquanto dormimos, ocorre a consolidação da memória, permitindo um melhor aprendizado e desempenho na escola e no trabalho. Além disso, é principalmente durante o sono que os tecidos do corpo são reparados, facilitando a cicatrização de feridas, a recuperação dos músculos e o fortalecimento do sistema imune.
7 formas naturais de tirar o sono e ficar mais acordado
O site Business Insider separou uma lista com alternativas mais saudáveis e efetivas para se manter acordado e atento.
Para tirar o sono, recomenda-se o consumo de alimentos ou bebidas estimulantes, como por exemplo:
A Modafinila é o princípio ativo de um remédio usado no tratamento da narcolepsia, que é uma condição que causa sonolência excessiva. Assim, este remédio ajuda a pessoa a se manter acordado por mais tempo e reduz a probabilidade de ocorrência dos episódios de sono incontrolável.
3. Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.
Para evitar esta sonolência e melhorar o rendimento durante o dia, confira algumas dicas:
10 alimentos que tiram o sono
Como não cair no sono durante os estudos
Refrigerantes à base de cola podem atrapalhar o sono “A cafeína é um estimulante e não permite que o cérebro descanse apropriadamente. A substância também está presente em alguns tipos de refrigerantes, chá preto, chimarrão e energéticos“, afirma o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura.
TIRA O SONO? Por conter cafeína, ela até seria capaz de deixar uma pessoa acordada por mais tempo – se ela consumisse muitas e muitas doses. A título de comparação, uma lata de Coca-Cola de 350 ml contém 35 mg de cafeína. Já uma xícara de 60 ml de café expresso, por exemplo, tem em média 72 mg.
Veja a seguir as lições para dormir melhor!
A teobromina aumenta os batimentos cardíacos, causa insônia e é encontrada em pequenas quantidades no chocolate, especialmente o amargo. A Fundação Nacional do Sono recomenda não consumir chocolate – assim como café, chá e refrigerante – antes de dormir.
A teobromina aumenta os batimentos cardíacos, causa insônia e é encontrada em pequenas quantidades no chocolate, especialmente o amargo. A Fundação Nacional do Sono recomenda não consumir chocolate - assim como café, chá e refrigerante - antes de dormir. No entanto, existe uma alternativa.
Segundo uma pesquisa publicada na revista científica norte-americana Appetite, o que é consumido à noite afeta os níveis de açúcar no sangue por até 14 horas. Significa que, ao acordar, a taxa de glicose no sangue pode estar descontrolada, o que faz você sentir vontade de comer bolo ainda no café da manhã.
Devemos evitar, pois fornece energia rapidamente e faz com que muita insulina seja liberada. Como consequência, nosso cérebro fica "ligado'”, afirma. Portanto, o consumo de chocolate está liberado, mas sempre com moderação! Especialmente à noite, opte por aqueles com mais cacau e menos açúcar.
Doces, bolos e até frutas secas em grandes quantidades estão proibidos. “O açúcar estimula a liberação de insulina, hormônio que impede e atrapalha a produção de outros hormônios durante a noite”, aponta a dra. Kheyt. Além disso, haverá um grande estímulo em seu metabolismo.
Segundo a especialista, comer doces à noite pode aumentar o risco de sofrer de diabetes e obesidade, embora esse problema poderia ser amenizado com um número suficiente de horas de sono por dia (pelo menos sete em adultos).
Além de ser rico em antioxidantes, o chocolate amargo também possui calorias e gorduras, por isso, para ter os benefícios do chocolate para a saúde o chocolate deve, de preferencia, ser consumido após uma refeição como café da manhã ou almoço, devendo-se evitar seu consumo nas outras horas do dia.
A quantidade recomendada de chocolate amargo é 30 gramas por dia, mais do que isso pode ser problemático já que o alimento é muito calórico.
A teobromina aumenta os batimentos cardíacos, causa insônia e é encontrada em pequenas quantidades no chocolate, especialmente o amargo. A Fundação Nacional do Sono recomenda não consumir chocolate - assim como café, chá e refrigerante - antes de dormir.
Potássio, zinco e selênio também estão presentes, além de propriedades antioxidantes, que ajudam a acelerar o metabolismo e diminuir a resistência à insulina. Além disso, o chocolate amargo pode proporcionar uma sensação de bem-estar, ajuda a controlar a pressão, e estabiliza o colesterol e glicose.