O plástico deverá ser enrolado na ripa de madeira para que a mesma fique isolada ao contato com a água, ou seja, devemos enrolar o plástico de dentro para fora, de modo que a água da chuva possa correr sobre a ripa sem umedecê-la (Foto 176).
Quais são os quatro principais tipos de lona para estufa?
Para proteger a horta do calor é muito comum utilizar sombrites, que são telas de sombreamento muito comuns em plantações e estacionamentos. Essas telas, além de protegerem do sol excessivo do meio-dia, também são boas para amenizar consequências da chuva e do granizo.
Sombrites de 30, 50, 70 e 80: Quais são as mais utilizadas? Esses tipos de telas sombrite são mais utilizadas no verão e podem ser aplicadas em estufas, para proteger as plantas do calor excessivo e luz solar direta. Já no inverno, a tela de sombreamento pode ser utilizada como proteção contra vento e poeira.
Em média se usa telas de sombreamento 50% a 70% de densidade, que é um coeficiente que protege a planta sem deixar faltar luz. Nos períodos chuvosos a tela tem a função de minimizar impacto, evitando a erosão e a perda de mudas por excesso de água.
A proteção varia conforme o local, por exemplo, a indicação do sombrite pode variar a uma proteção de 50 a 70%, ou mais. Para ser mais direta, gosta de menos luminosidade que as Cattleyas. Em um orquidário, você pode colocar as Cattleya em prateleiras mais altas e as Phalaenopsis nas mais baixas.
As orquídeas são plantas que muita gente chama “de sombra”, porém isso não quer dizer que elas não gostam de sol. Elas podem pegar sol antes das 08-09h da manhã e depois das 16h, quando a temperatura está mais amena. Se você tiver uma varanda nascente, ali provavelmente será um bom local para suas orquídeas.
Os 3 melhores lugares para o vaso de orquídea – e por quê
O que fazer com as orquídeas na chuva em excesso?
Corte esse caule com a raiz e coloque-o em um vaso preparado com substrato próprio para orquídea. Forre o fundo com carvão, pedrinhas ou casca de pinus para promover o escoamento da água. Se o caule não se sustentar em pé coloque uma varetinha encaixada bem rente ao fundo do vaso e amarre a nova planta.
Então, ao cortar com uma tesoura esterilizada (basta esquentar no fogo), vai nascer uma nova haste a partir daquela gema: essa nova haste pode ser apenas uma nova florada, ou algumas folhas.
Como fazer mudas de orquídeas pelo caule Uma das maneiras de fazer a reprodução de orquídeas é através do caule. Nesse caso, é preciso que o caule já esteja com raiz brotando. Assim, é necessário cortar o caule com a raiz brotando e colocá-lo em um vaso preparado com substrato para orquídea.
A primeira opção é a orquídea produzir uma nova haste. Se isso acontecer, basta cortar a haste que secou e continuar regando a sua orquídea, que ela voltará a dar flores no seu tempo! Não se esqueça de cortar a haste com uma tesoura limpa e com um corte diagonal.