As tarrafas de argola (figura 4), possuem um mecanismo para capturar o peixe. A fieira é ligada aos chumbos por vários tirantes (fios de nylon) e a malha é costurada em uma argola em sua extremidade superior.
Uma tarrafa é uma rede de pesca circular com pequenos pesos distribuídos em torno de toda a circunferência da malha. A tarrafa é arremessada geralmente com as mãos, de tal maneira que esta se abra o máximo possível antes de cair na água. Ao entrar em contato com a água, a rede afunda imediatamente.
É uma rede muito usada em baías, portos, rios e canais na captura de diversas espécies de peixes e camarões. A tarrafa tem a forma circular com um raio de 3 a 4 metros, confeccionadas com malhas que variam de acordo com a espécie a que se destina. O bordo externo é provido de tralha guarnecida com peso de chumbo.
Torça o seu corpo na altura da cintura, mantendo os dedos dos pés apontados para frente e prepare-se para jogar a rede de pesca.
Redes de pesca são aparelhos para pescar flexíveis, construídos principalmente com panos de rede, geralmente de fibras relativamente delgadas e com malhas de tamanho menor que a menor dimensão dos peixes ou mariscos que se pretendem capturar com elas.
É uma rede de espera constituída de três panos superiores: 2 alvitanas (pano externos) confeccionados com fio mais grosso e malhas maiores (de 200 a 400 mm) e um miúdo (pano interno) com linha mais fina e malhas menores (50 a 100 mm). Para a armação de rede usamos o processo descrito para o caçoeiro.
Significado de Tarrafa substantivo feminino Espécie de rede de pesca de forma cônica, guarnecida de chumbo nas bordas, que se lança à mão.
Fica estabelecido os seguintes uso e regras para os apetrechos de pesca: I. Fica proibido o uso de zangaria, rede escorada, rede apoitada, rede raspadeira, malha batida, bater beira/cacaio, esticar espinhel ou rede em mais de um terço do rio; II.
Além do tucunaré, o pescador pode capturar outras espécies de peixes consideradas exóticas em alguns locais como a tilápia, corvina, carpa, bagre-africano e híbridos (cruzamento de indivíduos de espécies diferentes).
A piracema, chamada também de defeso, é o período em que os peixes buscam o local ideal para acasalar. Durante esse tempo, a legislação estipula algumas regras para a pescaria, evitando que haja interferência humana na reprodução dos animais....As espécies proibidas de pesca são:
Durante a piracema, a pesca fica restringida em algumas situações. “Fica proibida a captura o transporte e o armazenamento de todas as espécies nativas, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia; tanto para o pescador profissional quanto o amador.
O que pode e o que não pode na piracema A atividade de pesca se mantém regular quando realizada por pescadores amadores em rios da bacia, porém, apenas no modelo desembarcado. Ou seja, os barcos não podem ser utilizados, mas permite-se o uso da vara com molinete ou carretilha, linha de mão ou caniço simples.
28 de fevereiro de 2021
O pleno do Cepesca decidiu, por unanimidade, manter a data com base nos estudos de Monitoramento Reprodutivo dos Peixes de Interesse Pesqueiro no estado. O Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) definiu que o período de Defeso da Piracema em Mato Grosso será entre 1º de outubro de 2020 e 31 de janeiro de 2021.
Defeso da piracema começa hoje no Estado de São Paulo. Em 1º de novembro 2020 tem início o período de defeso continental em duas bacias hidrográficas que abrangem o Estado de São Paulo – a do rio Paraná e a do Atlântico Sudeste (rios Paraíba do Sul e Ribeira de Iguape).
Dica para pescá-lo: Para pescar a arraia na praia, escolha os dias com pouca força de correnteza no verão. A melhor isca é a batera, peixe que habita a mesma faixa de profundidade da espécie, em filé ou viva, com até 15 cm de comprimento, iscada em anzol 3/0 a 6/0.