O peptidoglicano é um exemplo de heteropolissacarídeo, tendo na sua constituição os monossacarídeos ácido N-acetilmurâmico e N-acetilglucosamina. ... Outro exemplo são os Glicosaminoglicanos que são heteropolissacarídeos que apresentam ácido urônico, que lubrificam as junturas sinoviais.
Carboidratos simples São os carboidratos de rápida absorção, responsáveis por aumentar rapidamente os níveis de glicose no sangue. Assim, vão garantir o fornecimento para não haver nenhum mal estar. Eles são facilmente encontrados em alimentos industrializados, além de pães brancos, farinhas brancas e massas.
Prefira consumir alimentos que sejam fonte de carboidratos complexos, como: frutas frescas (banana, manga e maçã são bons exemplos); frutas secas (goji berry, tâmara, ameixa, uva passa); grãos integrais (arroz, aveia, quinoa); leguminosas (lentilha, feijão, grão de bico); e outros vegetais (batata doce, mandioquinha, ...
Eliminado da dieta os carboidratos refinados pode-se manter entre 100 a 150g por dia de carboidratos saudáveis (batata, cenoura, legumes - raízes e tubérculos) para a manutenção de peso e menos de 100g/dia para perda. Abaixo de 50g ocorre a queima de gordura acelerada.
A dieta Low Carb é definida pela Organização de Diabetes do Reino Unido como uma dieta onde existe uma redução do consumo de carboidratos, devendo-se ingerir menos de 130 g deste macronutriente por dia.