A regra é a seguinte: Se houver fatores iguais no numerador e no denominador, esses fatores podem ser cortados. Lembre-se: a divisão entre eles vai dar 1, o que não influencia uma divisão ou multiplicação. Como esses fatores simplesmente somem, esse processo ficou conhecido como “cortar”.
As frações que possuem os denominadores diferentes devem ser resolvidas da seguinte forma: o primeiro passo é igualar os denominadores pelo processo do mmc (mínimo múltiplo comum), o segundo passo é dividir o novo denominador pelo antigo e o resultado multiplicar pelo numerador correspondente, o terceiro passo é ...
Olá! você só poderar cortar expoentes em caso de divisões e frações, e os mesmo devem ter bases iguais. Corta 6 dos 8 e sobram 2, ficando 4^2. No seu caso de (a^2)^10, você multiplica os expoentes, 2 com 10./span>
Propriedades da Potenciação Quando se multiplica potências de mesma base, têm-se uma nova potência onde a base é igual a base das parcelas e o expoente é a soma dos expoentes das parcelas. Em uma multiplicação de potências com a mesma base, conservamos a base e somamos os expoentes.
A regra é simples: se você tem o mesmo número (ou letra, no caso das equações) no numerador e no denominador, corte-os! Como você pôde notar, em vez de fazer três contas, com a simplificação efetuou-se somente uma (a última da seqüência).
Para multiplicar potências com bases diferentes, mas expoentes iguais, podemos juntar as bases e elevar uma vez só o expoente. De forma análoga, para a operação de divisão entre duas potências de bases diferentes, mas expoentes iguais, a operação pode ser escrita como a divisão das bases, elevada ao mesmo expoente.
A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:
Essa propriedade geralmente é lida da seguinte maneira: quando uma potência possui expoente negativo, inverta sua base e também o sinal do expoente.
Quando o expoente de uma fração é negativo, devemos fazer o seguinte para possibilitar os cálculos:
Dessa forma, no caso da divisão, se tivermos bases iguais, manteremos a base subtraindo o expoente do dividendo ou numerador pelo expoente do divisor ou denominador. É a partir dessa última propriedade que se produz a consequência de que todo número elevado a zero é igual a 1.
Resposta. Resposta: Simples, -2 elevado a 2 é o mesmo que -2x-2=4 , pois sinal negativo com sinal negativo dá positivo!/span>