O valor da permeabilidade magnética no vazio é µ0 = 4 p x 10 – 7 H/m. As substâncias ferromagnéticas têm valores da permeabilidade relativa muito superiores a 1. O ferro macio tem uma permeabilidade relativa inicial (sem corrente na bobine) de 250, ou seja, os seus efeitos magnéticos são 250 vezes superiores ao do ar.
Ela depende do material de que é feito o objeto e também do campo magnético existente. Calculamos a permeabilidade magnética através da relação entre o fluxo magnético (B) e a intensidade do campo magnético exterior ao objeto, isto é, calculamos através da expressão: = B/H.
A permeabilidade magnética, cujo símbolo é , é uma constante de proporcionalidade, dependente do material e da sua preparação, que relaciona a indução magnética do material num determinado ponto, em função do campo magnético existente no ponto.
A relutância do circuito não uniforme é calculada adicionando a relutância da seção uniforme do circuito magnético. O cálculo do campo magnético não uniforme é mais complexo em comparação com o campo magnético uniforme.
Trata-se de um conceito similar ao de resistência eléctrica: num circuito eléctrico, a corrente segue o caminho que lhe oferece menor resistência. No caso de um circuito magnético, é o fluxo magnético que procura avançar pelo sector que exerça menor resistência magnética (isto é, que tenha menor relutância).
1. Repugnância; escrúpulo; resistência; oposição; obstinação.
Histerese magnética é a tendência que os materiais ferromagnéticos apresentam para conservar a magnetização adquirida por eles mediante a aplicação de um campo magnético externo. O termo histerese é de origem grega e significa “atraso”.
De acordo com o dicionário, a palavra permeabilidade significa característica ou particularidade de permeável, ou seja, aquilo que se consegue atravessar, como por exemplo o ecopavimento, que é permeável à água.
A permeabilidade seletiva é uma das principais atividades realizada pela membrana plasmática. Essa função corresponde à seleção de substâncias que entram e saem da célula. Isso significa que a membrana age como uma espécie de “peneira”, escolhendo pequenas substâncias e dificultando a passagem de substâncias maiores.
A área pemeável (em m²) consiste em toda parte do terreno que não possui revestimento de piso, permitindo que a água da chuva penetre no solo. Para efeito do desconto no IPTU, só podem ser consideradas as áreas pemeáveis que estiverem revestidas com vegetação (grama, arbustos ou árvores).
1 - Propriedade de um corpo de se deixar penetrar por uma substância. Também é a capacidade de um conduto ou de um vaso de permitir a passagem de líquidos na sua luz.
Sobre a permeabilidade do solo: a água que cai no solo infiltra pelos espaços existentes entre suas partículas. Quanto maiores forem as partículas que compõem o solo, maiores serão os espaços entre elas e maior será a permeabilidade do solo, ou seja, a água passará por ele mais rapidamente.
Permeabilidade é a capacidade de transmitir fluidos, no caso quando tratamos de permeabilidade do solo é a capacidade de absorção de chuvas pelo mesmo. E apesar de parecer uma coisa banal a permeabilidade é um assunto de extrema importância para o meio urbano.
Petrichor é o perfume terroso produzido quando a chuva cai em solo seco. ... Produzida por uma bactéria a geosmina também está presente em alguns alimentos como algumas raízes, alguns chás, peixes o que explica o gostinho de terra que sentimos em alguns alimentos específicos como por exemplo a beterraba ou Pu'erh teas.
Propriedades de um solo: textura Assim sendo, os solos podem apresentar diversas texturas: argilosa, arenosa e franca.