58 sinônimos de chuva para 4 sentidos da palavra chuva: Queda de água das nuvens em grande quantidade: 1 temporal, aguaceiro, pé-d'água, aguada, bátega, borrasca, carga d'água, chuvada, chuvarada, chuveiro, dilúvio, pancada, pancada de água, pé de água, salseirada, salseiro, tempestade, tromba d'água.
A precipitação com elevada acidez ocorre quando em um determinado lugar há uma elevada concentração de gases como o dióxido de enxofre e nitrogênio na atmosfera que em contato com gotas de água suspensas no ar, reagem formando ácidos que, ao precipitar, dão origem à chuva ácida.
Chuva ácida é um fenômeno atmosférico causado em escala local ou regional, pela precipitação de chuva carregada com grande quantidade de ácidos, resultante do lançamento de poluentes produzidos pelas atividades humanas.
Para a natureza, as consequências da chuva ácida são a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e das águas de rios e lagos.
A chuva ácida ocorre quando o dióxido de enxofre (SO2) e os óxidos de nitrogênio (NOx) são lançados para a atmosfera e transportados pelas correntes de ar. O SO2 e NOx reagem com água, oxigênio e outros produtos químicos para formar ácidos sulfúrico e nítrico.
A chuva ácida ocorre como resultado da poluição do ar. É composto de componentes altamente nocivos, como óxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, gases contaminantes e invisíveis, que são perigosos e que afetam o sistema respiratorio dos seres vivos, assim como a pele e olhos.
Com um pH de 5 ou menos, ela é composta de diversos ácidos que quando caem na forma de chuva provocam danos ao solo, à natureza, às construções, carros e outros. Em excesso, pode causar extinção de animais e até vegetais, polui rios, fonte de águas e prejudica o ser humano com doenças pulmonares, por exemplo.
Resposta. Se forma nos gases produzidos por fabricas e motores. Os efeitos da chuva acida para o meio ambiente esta no desmatamento, na agricultura e nos lagos. Reduzindo as emissões de CO2 e de produtos quimicos, evitar o uso de automoveis.
Resposta. Quando a chuva ácida H₂SO₄ se encontra com o mármore CaCO₃, acaba ocorrendo uma reação química em que o resultado é instável, e com isso o H₂O E O CO₂ se separam da substância tornando-a CaSO₄ (que forma o gesso) e o CO₂, gás carbônico é liberado no ar, causando diversos problemas ambientais.
Mármore e granito estão entre as pedras mais utilizadas como revestimento de piso e paredes e em bancadas. Muito duráveis, essas pedras conferem sofisticação aos ambientes em que são aplicadas.
O granito é utilizado como rocha ornamental e na construção civil. Para o sector de pedras ornamentais e de revestimento, o termo granito designa um amplo conjunto de rochas silicatadas, abrangendo monzonitos, granodioritos, charnockitos, sienitos, dioritos, doleritos, basaltos e os próprios granitos.