O escopo é o objetivo que se pretende atingir, é sinônimo de fim, propósito ou desígnio. No caso de uma auditoria, o escopo é o objetivo que se pretende alcançar com a auditoria. “Escopo é um termo do gerenciamento de projetos para os objetivos combinados e os requisitos necessários para completar um projeto.
Processos do Gerenciamento de Escopo
As premissas são comumente utilizadas na etapa de planejamento, como já destacado. Elas são fundamentais para embasar e respaldar o gerente de projeto de suas escolhas. ... As restrições, por sua vez, são utilizadas para garantir que um projeto seja executado de acordo com os limites estabelecidos.
Existem nove áreas de conhecimento, são elas: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições. Veremos abaixo o objetivo de cada área e quais são os seus processos.
Conheça as três principais restrições:
As restrições são fatores internos e externos associados ao escopo do projeto que limitam as opções da equipe de gerenciamento do projeto. ... As restrições (e as premissas) são usualmente descritas na declaração do escopo, saída do processo “definir o escopo” no Guia PMBOK®.
PMBOK para o sucesso de um projeto Trabalha-se com uma série de variáveis, como prazos, expectativas, cronograma, gestão dos recursos, controle, riscos e oportunidades. É por isso que são diversos os fatores para o sucesso de um projeto, pois é preciso gerenciar todas essas variáveis.
Ação ou efeito de restringir, de impor limites a alguém ou a si próprio. Circunstância ou estado restritivo; que impõe limite ou se apresenta de modo condicionante: medida tomada sem restrições. [Jurídico] Limitação do livre exercício, de um direito, de uma função ou ofício, imposta por uma lei; ressalva.