O meio mais seguro para saber exatamente o óleo a ser colocado no carro é seguir as especificações do manual do veículo e da inscrição que consta na parte da frente do automóvel. A Sociedade dos Engenheiros de Mobilidade Internacional, que tem a sigla SAE, é quem classifica os óleos no mercado.
A água, padrão de referência, tem densidade de 1, 000 kg/m³, por definição. Já os óleos variam entre 700 kg/m³ e 950 kg/m³.
É indicado pelo número que vai depois da palavra SAE. Quanto maior esse valor, mais viscoso (espesso) é o lubrificante. Quando há dois números, o que vai antes da letra W revela a viscosidade em baixas temperaturas e o que vai depois, em temperatura de serviço.
“Todo produto possui números junto à letra W, que vem da palavra winter. Na sigla 5W-40, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso, enquanto o segundo número aponta a viscosidade do óleo a 100°C, quando o veículo já está em movimento.
Indicador de viscosidade (SAE) Ele ajuda escolher o óleo certo para a moto. A indicação do SAE é encontrada no rótulo da embalagem, em dois números separados pelas letras “w”. Exemplo: 20w40. O primeiro número indica a viscosidade do óleo quando frio.
Algumas propriedades que devem ser levadas em conta na seleção de um lubrificante de filme sólido são o coeficiente de atrito, a capacidade de suportar cargas, a resistência à corrosão (suscetibilidade à corrosão galvânica) e a condutividade elétrica.
Óleos base vegetal são alternativas eficientes e operacionalmente seguras. A manipulação de óleo mineral, óleo queimado, parafinas e outras substâncias cancerígenas no local de trabalho é considerada atividade com insalubridade de grau máximo.
Como se usa
Pesquisas apontam que utilização e exposição constantes a óleos minerais podem causar problemas à saúde, como doenças por deficiências de vitaminas, pneumonia e até câncer.