O Sítio do Picapau Amarelo
José Bento Renato Monteiro Lobato
Em 1914, publicou seus primeiros contos e artigos no jornal 'O Estado de São Paulo', como 'Urupês' e 'Velha Praga', os quais fizeram parte de sua primeira obra, intitulada Urupês. Em 1917, Lobato editou sua primeira coletânea de contos, Urupês (1918), obra na qual criou o Jeca Tatu, um de seus personagens mais famosos.
Taubaté, São Paulo
10 Personagens marcantes de Monteiro Lobato que nos fazem ter orgulho da literatura brasileira
Buenos Aires1946–1947
São Paulo, SP Nada é onde Monteiro passou parte de sua vida. Tem a casa para visitar , cachoeira e só.
Resposta. Resposta: Sítio do Pica-Pau amarelo.
Além da categoria escritor, o Prêmio Monteiro Lobato também deve premiar o trabalho de um ilustrador de livros infantis e juvenis, que também seja de algum dos dois países que assinaram o Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta. Monteiro Lobato nasceu em São Paulo no ano de 1882.
Dois traços caracterizam Monteiro Lobato como pré-modernista: o regionalismo e a denúncia dos contrastes, mazelas e desigualdades na sociedade oligárquica brasileira da Primeira República. ... Preocupado com o desenvolvimento social e mental do povo, é um ávido divulgador da ciência e do progresso do mundo moderno.
Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles no livro Urupês, sua obra prima como escritor.
de 1917
O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado pela Lei no 10.
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo1904
No Brasil, a literatura infantil chega mais tarde, inicialmente com adaptações de textos europeus feitos, por Alberto Figueiredo Pimentel, e só a partir de 1922, surge uma produção própria, pelas mãos de Monteiro Lobato.
Contos da Mamãe Gansa
Grandes autores da literatura infantil
A Literatura Infantil Brasileira, que foi escrita por brasileiros, surgiu no início do século XIX. Carl Jansen, jornalista e professor, percebeu que faltavam histórias apropriadas para as crianças. A partir disso, traduziu Robison Crusoé, As aventuras de Guillever e Dom Quixote de La Mancha.
O livro de literatura infantil tem papel fundamental no início do processo da alfabetização/ letramento, sua função é formar e educar, e toda criança em processo de alfabetização pode e deve utilizar da literatura infantil para obter uma aprendizagem significativa e rica em conhecimento, pois os livros literários ...
Como contribuir para a formação do leitor?
Os principais traços do leitor implícito do texto infantil são: um leitor em formação e com vivências limitadas por força da idade. ... Um livro de literatura infantil, portanto, constitui uma forma de comunicação que prevê a faixa etária do possível leitor, atende aos seus interesses e respeita as suas possibilidades.
Objeto cultural. São histórias ou poemas que ao longo dos séculos cativam e seduzem as crianças. Alguns livros nem foram escritos para elas, mas passaram a ser considerados literatura infantil”.
É muito importante que a literatura infantil esteja inserida no contexto de ensino e aprendizagem, para que seja despertado na criança tanto o mundo mágico da criatividade como um importante hábito de leitura. Além do ensino didático e valores morais, a literatura infantil desperta prazer, emoção e pensamento crítico.