O modelo OSI é genérico independente de protocolo, mesmo assim a maioria dos protocolos e sistemas o adotam, enquanto o modelo TCP/IP é baseado em protocolos padrão desenvolvidos para da Internet. Outro fator a ser observado no modelo OSI está em nem todas as camadas serem utilizadas em aplicações mais simples.
Deixando a filosofia de lado e entrando em questões ma is práticas, uma diferença óbvia entre os dois modelos está no número de camadas: o modelo OSI tem sete camadas e o TCP/IP tem quatro. Ambos têm as camadas de (inter-) rede, transporte e aplicação, mas as outras são diferentes.
Já as camadas 3 e 4 do modelo OSI são similares às camadas 2 e 3 do TCP/IP, inclusive a camada de transporte do TCP/IP tem o mesmo nome, porém a camada 3 do modelo OSI (rede) no TCP/IP é chamada de Internet.
O cabo UTP é mais propenso ao ruído elétrico e à interferência do que outros tipos de cabos. A distância entre os repetidores de sinais é menor para o UTP do que para o cabo coaxial.
A partir de melhoria de seu modelo de protocolos original, surgiu a primeira versão do TCP/IP, oficialmente em 1973. ... Enquanto isso, uma das primeiras redes baseadas no modelo OSI, surgiu apenas em 1976. Essa rede de pacotes utilizava o protocolo X.
O TCP/IP foi desenvolvido em 1969 pelo U.S. Department of Defense Advanced Research Projects Agency, como um recurso para um projeto experimental chamado de ARPANET (Advanced Research Project Agency Network) para preencher a necessidade de comunicação entre um grande número de sistemas de computadores e várias ...
Endereço IP de origem ou fonte: representa o endereço IP do computador emissor e permite que o destinatário responda. Endereço IP de destino: endereço IP do destinatário da mensagem.
HTTP é um protocolo (protocol) que permite a obtenção de recursos, como documentos HTML. É a base de qualquer troca de dados na Web e um protocolo cliente-servidor, o que significa que as requisições são iniciadas pelo destinatário, geralmente um navegador da Web.
Em tradução livre do inglês corresponde a Protocolo de Transferência de Hipertexto - um protocolo de comunicação entre sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos; a base da comunicação com a internet, também conhecida como World Wide Web, pois permite a transferência de dados entre redes de ...
URL, HTTP, HTML e WWW HTTP é um protocolo usado para transferência de dados entre os computadores, principalmente na Internet. O HTML é a “programação”, ou seja, o código por trás das páginas da Web. Já o WWW é o conjunto das três funções acima.
Uma URL é, basicamente, o endereço virtual de uma página ou website. A sigla tem origem na língua inglesa e significa "Uniform Resource Locator" (Localizador Uniforme de Recursos, em tradução livre).