a importância dos conhecimentos didáticos para despertar o interesse dos alunos. ... Faz-se necessário relembrar que o saber pedagógico é imprescindível no processo de ensino- aprendizagem, auxiliando não somente o aluno, mas também o professor, que se conscientizará sobre o desenvolvimento de sua prática docente.
Inclusive, existem vários concursos para pedagogia que oferecem vagas para cargos além do de professor....
Tratam-se de saberes essenciais para a atividade prática do docente, já que deles provém o conhecimento sobre as metodologias que podem e devem ser desenvolvidas em sala de aula.
Dentre estes, o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK, na sigla em inglês), representa o conhecimento que os professores utilizam no processo do ensino, distinguindo o professor de uma dada disciplina de um especialista dessa disciplina e tem sido considerado um modelo frutífero para a investigação sobre os ...
adjetivo Que se refere à pedagogia, ciência que se dedica ao processo de educação dos jovens, estudando os problemas que se relacionam com o seu desenvolvimento. Segundo os princípios da pedagogia: o professor não foi pedagógico com os alunos. Etimologia (origem da palavra pedagógico). Do grego paidagogikós.
As teorias de aprendizagem pode contribuir na atuação do pedagogo, visto as teorias de aprendizagens fornecem direcionamento a serem seguidos por parte dos docentes. As teorias fornecem bases para a prática, o que faz que se tenha material para se basear na prática de um professor, de modo a elevar o nível educação.
O processo de ensino e aprendizagem ocorre de diferentes formas. A função da educação é transformar sujeitos e mundo em algo melhor. ... Nesse sentido, o objetivo do processo de ensino e aprendizado é a formação do aluno, como ele vai ser capacitado, de quais formas a escola pode ajudar em seu processo de desenvolvimento.
O Fazer Educativo, portanto, requer dos/as docentes decisões de embarcar na história social e política da educação. É um convite ao ponto crucial do que se pretende realizar com e para os/as educandos/as, pois, educar pressupõe amar-se e amar. Dar e receber.
O trabalho pedagógico na Educação Infantil abrange, dentre outros processos e atividades: articulação das experiências infantis com os conhecimentos do patrimônio científico, cultural, artístico, ambiental, técnico e tecnológico; promoção do desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo, ético e estético da criança, ...
Ela é o pilar mais importante da gestão escolar. ... Por meio das práticas dessa forma de administração de ambientes educacionais é que são definidas as principais diretrizes para a atividade-fim de uma escola — a formação pessoal e acadêmica dos seus alunos.
Planejamento escolar, elaboração do calendário escolar, currículo e acompanhamento, desempenho das turmas, notas das avaliações, aulas de reforço, performance dos professores, treinamentos de caráter pedagógico, criação e/ou escolha dos materiais escolares e metodologia de ensino, entre outras, são atribuições do ...
Veja quais são eles:
A gestão escolar tem a função de organizar todos os elementos que, direta ou indiretamente, influenciam no trabalho pedagógico, ou seja, os aspectos ligados aos profissionais da educação e suas funções, aos espaços e aos recursos, garantindo a legalidade de todas as ações e primando pelo ensino-aprendizagem de todos os ...
PROPOSTA DE TRABALHO- Promover ações que favoreçam a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar;- Valorizar os princípios da participação, da autonomia, do pluralismo e da transparência nas práticas escolares;- Defender e contribuir por uma escola de qualidade, democrática e participativa.
Os 6 pilares da Gestão Escolar
A Gestão Escolar envolve vários setores. Entre eles, podemos citar quatro áreas principais: Gestão Pedagógica, Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Gestão de eficiência. Elas precisam estar em constante sintonia para o bom funcionamento da instituição.
Saiba mais sobre os 6 Pilares da Gestão Escolar!
Os elementos básicos que compõem a gestão escolar são a ordem, o progresso e educação inclusiva com qualidade. Assim sendo, a gestão escolar é responsável por além de gerar conhecimento, transmitir valores aos seus alunos, com isso, pode - se ver a importância da gestão escolar.
Edgar Morin e os 7 pilares da Educação
A gestão escolar participativa é um exercício de cidadania que possibilita ao coletivo escolar (pais, alunos, funcionários, professores) participar nos processos decisórios que acontecem no interior da escola.
A gestão participativa nas empresas ocorre quando todos os colaboradores, de todos os níveis hierárquicos, têm a liberdade e o interesse de se manifestar, agir e dar ideias criativas para que a empresa atinja seus objetivos, por meio de um processo coletivo.
Dessa forma, a gestão participativa cria um elo entre os colaboradores e a empresa, pois, à medida que passam a conhecer a missão, a visão e os valores, passam a contribuir de forma mais pró-ativa para que os objetivos sejam alcançados.
Entende-se que a tarefa da gestão democrática e participativa na escola é contribuir para implementação das mudanças, ajudando a criar um clima favorável na comunidade que a cerca. ... Trata-se de um clima no qual cada um perceba que tem responsabilidades por suas ações e sentimentos.
A gestão escolar participativa ainda traz benefícios para a sociedade, pois, por causa de sua estrutura democrática, ajuda a convergir objetivos comuns à escola e à comunidade. Também ajuda a dar voz às pessoas que antes eram ignoradas e, com isso, fortalece a cidadania.
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
É obrigação da escola a gestão das pessoas que integram a unidade. ... Assim, a gestão democrática é definida com os princípios de integração do sistema/escola com a família, comunidade e sociedade, descentralização, participação democrática no processo educacional, maioria dos professores em colegiados e comissões.