Os tipos de RAID mais conhecidos são: RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 10 (também conhecido como RAID 1 + 0). O RAID 0 tem como objetivo principal melhorar o desempenho do servidor, contudo a sua confiabilidade é quase 0. Ao optar por usar o RAID 0, todos os discos passam a ser acessados como se fossem um só.
Como configurar RAID 0 Selecione os discos que tenham espaço não alocado que farão parte do conjunto RAID 0 e defina o tamanho do volume e clique em avançar. São necessários no mínimo dois discos (HDs) para criar o RAID 0. Selecione a letra do volume do disco e clique em avançar.
Modo Raid você tem que usar 2 hds, seja para espelhamento ou desempenho (raid 0). AHCI apenas com 1 hd já funciona, e este quando selecionado, ativa o NCQ do HD. Modo IDE é seu hd normalmente instlado sem raid ou AHCI. Entenda um pouco mais sobre a tecnologia NCQ.
Se seu HD é SATA então deve estar em AHCI, se o HD for IDE então é IDE. ... Agora se vc pretende comprar um SSD, aí sim vale a pena usar AHCI, porque haverá aumento na taxa de transferência, coisa de 40% ou mais, e além disso, ele é ideal que funcione como SATA e não IDE.
O modo Advanced Host Controller Interface, ou simplesmente AHCI, é uma tecnologia de conexão avançada para discos rígidos e unidades SSD conectadas ao PC através da interface SATA.
Como você sabe que está usando IDE ou AHCI? Vá para o Gerenciador de dispositivos e expanda os controladores do disco rígido. Se você vir "AHCI", está usando o AHCI. A boa notícia é que você pode alternar do modo IDE para AHCI no Windows 7 ou Vista sem reinstalar ou abrir o gabinete do PC.
Vamos lá:
Para identificá-los não há muito mistério, pois eles usam conectores bem diferentes. O HD IDE, na sua parte traseira, possui um conector de 40 pinos. Ele possui também um conector macho de 4 pinos para a alimentação elétrica. Já os HDs Sata usam um conector bem menor, de apenas 7 pinos.
Do lado direito o cabo com entrada IDE e à esquerda um cabo com entrada SATA. A grande diferença entre essa interface e a sua antecessora é que, no caso da IDE, os dados eram transferidos paralelamente, um ao lado do outro, enquanto no caso da SATA, a transferência ocorre um atrás do outro, como se fosse em uma fila.
A Interface IDE. IDE (Integrated Drive Electronics) é uma interface que foi criada para conectar dispositivos ao computador. ... Um controlador ou adaptador de disco rígido IDE basicamente conecta diretamente o barramento ISA ao cabo de 40 pinos padrão IDE.
Numa controladora SCSI, podemos usar até 15 dispositivos simultaneamente (já que um ID é usado pela própria controladora) sem que haja degradação de performance, como acontece quando usamos mais de um dispositivo IDE numa mesma controladora.
SATA, ou Serial ATA é uma tecnologia de transferência de dados entre dispositivos de armazenamento em massa (unidades de disco rígido e drivers ópticos) e um computador.
Ela é a responsável por converter a corrente alternada (AC), que chega à sua casa, em corrente contínua (DC), permitindo assim o perfeito funcionamento do seu PC. ... A partir dela saem diversos cabos com conectores diferentes, cada um com a função específica de levar essa corrente contínua a uma nova peça.
SATA (Serial de acessórios tecnologicamente avançado ), é um IDE padrão lançado em 2001 para conectar dispositivos como drives ópticos e discos rígidos à placa-mãe do computador.
x), conhecida como SATA 6Gb/s, é uma terceira geração de interface SATA rodando a 6.