A cultura do Ceará é diversificada e com muitas características marcantes. A cultura cearense, assim como em todo o sertão nordestino, é de base essencialmente ibérica com influências indígenas e africanas.
O artesanato está entre as principais formas de identificação da cultura cearense. São típicos da região os bordados, redes, rendas de bilro, crochês e o trançado de algodão. Todos são herança da tradição portuguesa. A cestaria é encontrada na maioria das cidades.
Ceará: melhores atrações
O nome Paracuru é tupi e significa “Lagarto do Mar”. Distrito criado com a denominação de Paracuru, pela lei provincial nº 1020, de e por ato provincial de subordinado ao município de Trairi.
Aquiraz
Atenas, o berço de quase tudo na Grécia Impossível falar em cidades antigas sem falar de Atenas, na Grécia. A localidade erguida em 1.
Braga ou Bracara Augusta, como os romanos a baptizaram, é a cidade mais antiga de Portugal. Foi fundada pelos Celtas em 300 a.C. e foi um centro administrativo romano em 27 a.C..
Braga ou Bracara Augusta, como os romanos a baptizaram, é a cidade mais antiga de Portugal. Foi fundada pelos Celtas em 300 a.C. e foi um centro administrativo romano em 27 a.C..
Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
Outros se estabeleceram no oeste, fixando-se na ilha da Sicília e na Itália continental. As cidades da Grécia antiga, chamadas cidades-estado, eram na maioria independentes umas das outras. Atenas e Esparta se tornaram as duas cidades-estado mais importantes.
As cidades-Estados mais importantes da Grécia Antiga foram Atenas e Esparta, que serviram de modelo para outras polis gregas. Atenas representou o esplendor cultural da Grécia Antiga e por muito tempo foi o centro de comércio entre gregos.
O termo cidade-Estado significa cidade independente, com governo próprio e autônomo, sendo comum, esta denominação, na antiguidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Tebas, Atenas e Esparta.
As pólis gregas eram as cidades-estado da Grécia Antiga. Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica. Principais características das pólis gregas: Nas pólis não existia separação entre as áreas rural e urbana, nem existiam relações de dependência.