Principais aparelhos de eletroterapia na fisioterapia
Resumo. A origem da Eletroterapia vem da época em que os homens viviam em cavernas e que um homem com dores crônicas no calcanhar, ao banhar-se em um rio, encostou acidentalmente seu pé em uma enguia elétrica e obteve uma melhora dos sintomas.
O equipamento de alta frequência auxilia na limpeza de pele, nos tratamentos capilares para ativação da circulação periférica do couro cabeludo, na cicatrização das lesões causadas por acnes, favorecendo o processo de reparação da pele, e na ionização indireta de substâncias como ampolas aquosas nutritivas a base de ...
A eletroanalgesia consiste no uso da eletroterapia com objetivos analgésicos. É um recurso útil no tratamento das dores lombares agudas e crônicas. Os tipos de correntes mais utilizados para esta finalidade terapêutica são a eletroestimulação transcutânea (TENS) e a corrente interferencial (Guirro e Guirro, 2004).
A estimulação não deve ser aplicada sobre o pescoço ou boca. Espasmos dos músculos da laringe e da faringe podem ocorrer e as contrações podem promover o fechamento das vias aéreas ou causar dificuldades respiratórias. A estimulação não deve ser aplicada sobre a área cardíaca, pois pode provocar arritmias cardíacas.