Leopardo: assim como o animal, este golpe possui movimentos rápidos. Como o punho veloz, parecido com um movimento de machado. Dragão: este golpe se constitui de movimentos contínuos, bem longos, utilizando joelho, cotovelo e tornozelo. Garça: Este é um dos golpes mais conhecidos por sua repercussão no cinema.
Na verdade, as técnicas do Kung Fu se concentram na defesa e não no ataque. “A sua prática é um ato de fé e de resistência que permite aperfeiçoar o corpo, a moral, o caráter e a disciplina mental. O corpo de um indivíduo não pode agir sem a interferência da mente e esta deve ser orientada a acalmar o espírito.
E como se chamam os praticantes desta arte marcial? "Kungfuistas"? O Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, regista kung-fu (do chinês gongfu) e chama-lhe «arte marcial chinesa parecida com o karaté».
Yin Yang
A "saudação tradicional" do kungfu é denominada Kin Lai, devendo ser executada com ambas as mãos, sendo a direita fechada (representando o Sol) e a esquerda aberta (representando a Lua) por cima da outra mão. O "sol" e a "Lua" formam um novo caractere denominado Ming (明), significando clareza ou esclarecimento.
A saudação ou expressão mais ouvida dentro de um dojô é a expressão “OSS !” ou “OSU!”. Muito comum em posts nas redes sociais e utilizada até no dia a dia entre os lutadores, em diversos momentos, escutamos essa palavra, de origem japonesa. Esses dois caracteres, juntos, significam “perseverança sob pressão”.
O punho erguido (também conhecido como o punho cerrado) é um símbolo de solidariedade e apoio. Também é utilizado como uma saudação para expressar unidade, força, desafio ou resistência. A saudação remonta a antiga Assíria como um símbolo de resistência em face da violência.
Folclore. Os franceses têm a sua própria saudação fálica, de acordo com o antropólogo. O brás d'honneur (ou "braço da honra") é conhecido no Brasil como banana. O gesto consiste em apoiar a mão na dobra do outro braço, mantendo erguido - e de punho fechado - o antebraço que ficou livre.