Felipe II foi um rei macedônico que governou entre 359 e 336 a.C e conquistou a Grécia, sendo financiado pela extração de ouro da área de Pangeu, tendo transformado a Macedônia em uma das maiores potências da Antiguidade.
Durante sua juventude, Alexandre foi orientado pelo filósofo Aristóteles até aos 16 anos. Depois que Filipe foi assassinado em 336 a.C., Alexandre sucedeu a seu pai no trono e herdou um reino forte e um exército experiente.
Como dito anteriormente, o Império Macedônico surgiu sob o reinado de Filipe II, no norte da Grécia. Mas o seu auge aconteceu nas mãos do seu filho, Alexandre, o Grande, no período de 336 a.C. a 323 a.C.
O Império Macedônio se formou em meados de 359 a.C durante o reinado de Felipe II, responsável por unir a Macedônia e a Grécia, ao mesmo tempo que foi capaz de formar uma nova estrutura de exércitos, baseada nas falanges, o que resultou em um poderoso exército para a época, superior a todos os modelos existentes até ...
Resposta: a)Alexandre o Magno, Também conhecido como Alexandre o Grande foi um dos mais importantes militares do mundo antigo, entre seus feitos estão a conquista da Pérsia, conquista da região de Gaza e o Egito.
Alexandre III da Macedônia, também conhecido como Alexandre, o Grande, foi o rei do Império da Macedônia entre 336 a.C. e 323 a.C., no período helenístico da história da Grécia Antiga.
O apelido surgiu na Companhia Lírica Nacional, onde o jovem tomava aulas de canto lírico. O maestro julgava que quando ele crescesse poderia cantar a ópera Otelo, de Verdi. Por sua pequena estatura recebeu o apelido de Pequeno Otelo, mas depois, a crítica o apelidou de “Grande Otelo”.
26 de novembro de 1993
Havia duas principais razões para o interesse dos Macedônios, na época de Alexandre, o Grande, em conquistarem o Império Persa: uma era econômica e estratégica e a outra era cultural.
Que os gregis,os persas e macedonios disputavam o mesmo territorio,a guerra do peloponeso,o aproveitamento do momento de fraqueza dos gregos para a sua dominação, o Rei Alexandre III com a sua sucessão ,formação do império macedonico e a da cultura helenistica.
Do ponto de vista da economia e da estratégia, os Persas detinham o controle de um vasto território no Oriente Próximo, com importantes rotas de navegação e comerciais através do Mediterrâneo.
Sim. Alexandre é considerado por grande parte dos historiadores como um dos maiores estrategistas militares do mundo antigo e o edificador de um dos maiores impérios que o mundo já viu.
Alexandre contribuiu para a difusão da cultura grega no Oriente. Suas conquistas aproximaram Ocidente e Oriente, dando origem a uma nova cultura, a helenística, resultado da mistura das culturas ocidental e oriental.
Inconsolável, o rei organizou violentos ataques contra os povos que resistiam à dominação macedônica. Esse período ficou conhecido como o “sacrifício dos funerais de Heféstion”. Logo em seguida, outros maus presságios acometeram Alexandre.
No período clássico, Atenas era um centro artístico, estudantil e filosófico, sendo a sede da Academia de Platão e do Liceu de Aristóteles. ... Após o fim do período clássico, a cidade foi dominada por povos estrangeiros e entrou em declínio durante a Idade Média.