Assim, a Inconfidência Mineira de 1789, a Conjuração Fluminense de 1794, a Revolta dos Alfaiates de 1798 na Bahia e a Revolução Pernambucana de 1817 se constituíram nos principais movimentos políticos influenciados pelos ideais iluministas e que culminaram na Independência proclamada em 1822.
Resposta: As posições e ideias defendidos pelos iluministas era o fim do Absolutismo, o reconhecimento e estabelecimento dos direitos individuais, tal como a vida, a liberdade e a propriedade privada.
Os Iluministas defendiam que a Razão deveria ser a guia e a mestra de todo o nosso conhecimento da natureza. Na política, defendiam a divisão dos poderes como necessária para a construção de uma sociedade justa, assim como a separação entre Estado e Igreja e o estabelecimento da igualdade de todos perante a lei.
O Iluminismo, também conhecido como Século das Luzes e Ilustração, foi um movimento intelectual e filosófico que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII, "O Século da Filosofia".
Coordenada por D'Alembert e Diderot, "Encyclopédie" foi elaborada entre 1751 e 1780. Com base nos ideais iluministas, filósofos pretendiam, através do saber, criar o "cidadão esclarecido". Nº 12 da série "Os Europeus".
Segundo a historiadora Gertrude Himmelfarb, em sua obra Caminhos para a modernidade – O iluminismo britânico, francês e americano, o Iluminismo britânico pode ser definido como “a Era da Benevolência”, enquanto o Iluminismo americano seria melhor qualificado como “Política da liberdade”.