Os fatos que motivaram o início da Segunda Guerra foram o surgimento de regimes totalitários, como o fascismo italiano e o nazismo alemão, além de fortes objetivos militaristas e expansionistas. Os dois países passavam por uma grave crise econômica, que culminou em milhões de desempregados.
O objetivo era enfraquecer a Alemanha de tal maneira que outra guerra da magnitude da Primeira Guerra Mundial não acontecesse. Britânicos e franceses fracassaram nesse objetivo, já que vinte anos depois uma nova guerra começou na Europa: a Segunda Guerra Mundial.
Guerra mundial é o termo utilizado para referir-se a um conflito bélico de grandes proporções envolvendo um grande número de nações e países de distintos continentes. Nesses termos, pode se referir à: Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
Guerras são vencidas através de se conhecer o inimigo, conhecer a si mesmo e adotar as estratégias com maior possibilidade de atingir o resultado desejado. Da mesma forma, subestimar qualquer um dos três pontos coloca em risco todo um trabalho bem elaborado.
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”
Sun Tzu
Confira neste artigo algumas dicas para aplicar o conhecimento deste livro em sua vida.
Frases famosas do livro “A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.” “O que é de suprema importância na guerra é atacar a estratégia do inimigo.” “A velocidade é a essência da guerra. ... “Toda guerra é baseada no engano.
O livro "A Arte da Guerra", do filósofo e general estrategista Sun Tzu, foi escrito cerca de 500 anos a.C. Dividida em 13 capítulos, a obra mostra diversas maneiras de encarar conflitos, enfrentar inimigos, atacar a fraqueza do adversário evitando a força, além de estratégias, planejamento etc.
A Arte da Guerra é uma obra literária do pensador chinês Sun Tzu, escrito por volta do ano 500 a.C. A obra funciona como um manual estratégico para conflitos armados, mas que pode ter várias aplicações em outras áreas da vida.
A vitória é o principal objetivo na guerra, mas o verdadeiro propósito da guerra é a paz.
21 frases do livro A Arte da Guerra de Sun Tzu
O início de A Arte da Guerra, em um livro de bambu da época do reino do Imperador Qianlong, século XVIII. A Arte da Guerra (chinês: 孫子兵法; pinyin: sūn zĭ bīng fǎ, literalmente "Estratégia Militar de Sun Tzu"), é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu.
Características
Não corra para a guerra As apostas na guerra são altas e, para um país vencer, deve utilizar todo o aparato militar disponível. Sun Tzu fala repetidamente sobre o custo financeiro da guerra e sobre o peso esmagador de tirar os homens de seus papéis civis e usá-los como tropas no campo.
No entanto, um momento e uma região, em especial, marcaram historicamente as artes marciais. Em meados do século V, Bodhidarma, monge indiano, caminhou em direção à China para fundar um mos-teiro budista. ... Neste momento, a arte de combate militar esteve sobreposta à arte espiritual.
As artes marciais (marcial é relativo a militar) são disciplinas físicas e mentais codificadas em diferentes graus, que tem como objetivo um alto desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se ou submeter o adversário mediante diversas técnicas.
Sun Tzu disse: a guerra é de vital importância para o Estado; é o domínio da vida ou da morte, o caminho para a sobrevivência ou a perda do Império: é preciso manejá-la bem.
O caratê é uma arte marcial originária da Ásia. Seu nome vem do japonês e quer dizer “mãos vazias” — kara significa “vazio” e te significa “mão”. Os praticantes de caratê são chamados de caratecas.