O líbero é um atleta especializado nos fundamentos que são realizados com mais frequência no fundo da quadra, isto é, recepção e defesa. Esta função foi introduzida pela FIVB em 1998, com o propósito de permitir disputas mais longas de pontos e tornar o jogo deste modo mais atraente para o público.
As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque. As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.
As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa. Os jogadores da linha de ataque (posições 2, 3 e 4) podem participar normalmente das jogadas de rede (ataque e bloqueio).
Pelé foi um dos jogadores que tinham preferência por número de camisa, usou a 10 e até hoje é reconhecida como número de craque....Curiosidade: Veja como surgiu a numeração das camisas de time.
FUNÇÃO DOS JOGADORES DE HANDEBOL São ágeis e fintadores. adversária, receber passes e arremessar contra o gol.
A substituição é ilimitada durante uma partida de handebol. Os técnicos podem substituir os jogadores sem comunicar ao cronometrista ou ao secretário, desde que a troca seja feita na área de substituição. O propósito dessa área, demarcada por uma linha, é assegurar substituições ordenadas e justas.
O sistema de ataque mais utilizado é, normalmente o 3:3, principalmente para iniciantes, devido a sua melhor assimilação pelas crianças e jogadores menos experientes. No sistema 3:3 se joga com três armadores, dois extremas e um pivô. Já no 4:2, joga-se com dois armadores, dois extremas e dois pivôs.
No handebol, há dois sistemas principais de ataque: sistema de ataque circular e sistema de ataque posicional. No ataque circular, há uma troca constante de posicionamento entre os jogadores, com o intuito de dificultar a marcação adversária.
O contra-ataque se caracteriza por uma passagem rápida da meia-quadra defensiva para a ofensiva, iniciando com a saída rápida para o ataque, a partir da recuperação da posse da bola3,7,8 e terminando quando a equipe finaliza ou quando o adversário organiza seu sistema defensivo5,9-11.
Nos casos em que a posse de bola é recuperada através de uma antecipação de passe ou de um rebote defensivo, o ataque costuma acontecer com uma transição rápida da quadra defesa, explorando num contra-ataque o desequilíbrio da defesa e a superioridade numérica.
Introdução: No basquetebol o principal objetivo é pontuar realizando diferentes tipos de ataque, incluindo o contra-ataque, definido como resposta rápida ao ataque adversário e entendido como a forma mais eficiente de obter pontos, uma vez que na maioria dos casos é realizado em superioridade numérica e finalizado por ...