O primeiro que iremos falar é o Romantismo, que se caracteriza por uma reação ao Neoclassicismo. ... Assim, de modo geral, podemos afirmar que a característica mais marcante do Romantismo é a valorização dos sentimos e da imaginação como princípios da criação artística.
A mulher clássica era inatingível, deusa, refletia o amor divino. ... O amor era outro ponto de discórdia, já que, no Classicismo, era visto como algo racional, enquanto no Romantismo, era sentimental e sensual, pois ele não era platônico (inatingível), podendo se materializar através da mulher fatal.
Do ponto de vista sociopolítico, essa época era dominada por um liberalismo conservador, oposto ao espírito revolucionário. Esse panorama favoreceu o aparecimento do Romantismo, proveniente da Alemanha e da Inglaterra e cujas características eram o idealismo, a liberdade de criação e a exaltação aos valores nacionais.
Resposta: Ela vem da expressão latina ROMANICE SCRIBERE, “escrever em idioma romance”, que veio de ROMANICUS, “ao estilo de Roma”, de ROMANUS, “romano, referente a Roma”, de ROMA, “Roma”.