Em 2017 trabalhou como treinador do Santos, após a saída de Dorival Júnior, até a chegada de Levir Culpi. Voltou a comandar o time após a demissão de Levir, ainda em 2017 foi oficialmente desligado do clube em 3 de janeiro de 2018. Foi contratado pela Internacional de Limeira em 2019. Usou o segundo semestre para preparar o time para o Campeonato Paulista de 2020.
Atualmente o professor Elano, pai de Maria Tereza Blumer, dirige desde 27 de janeiro deste ano, a equipe principal da Associação Ferroviária de Esportes, clube no qual vem realizando um bom trabalho como treinador.
O primeiro trabalho de Elano como treinador foi na Inter de Limeira, eentre 2019 e 2020. A equipe fez um estadual sólido e chegou até as semifinais do Troféu do Interior. A equipe montada pelo técnico contava com dois jogadores que depois se firmariam em seus clubes: Lucas Braga, do Santos, e João Victor, do Corinthians.
Elano se destacava pela grande participação no coletivo, e foi ganhando espaço paulatinamente no grupo. O excelente controle de bola, o passe preciso e uma marcação eficiente fez com que ele se tornasse uma espécie de coringa moderno, seguindo os passes do craque Lima.
"O que Guardiola faz é uma coisa fantástica no futebol. São treinamentos simples, executados de forma sincronizada para cada atleta que ele tem. Tive o aprendizado dentro de campo, mas a conversa fora de campo foi algo muito positivo para mim, para aquilo que eu sentia e queria como treinador."
Em 2011 Elano voltou ao Alvinegro e, junto com os garotos Neymar e Ganso, e também Robinho, ajudou o Peixe a conquistar o Campeonato Paulista. Ele foi também ao lado de Liedson o artilheiro do certame com 11 gols cada um.
Com a mudança na diretoria santista, entretanto, Elano foi demitido. "Eu não tinha a pretensão de assumir, já tinha deixado isso claro. Eu continuaria por mais uns quatro anos organizando a base, era meu processo. Alguns diretores até queriam (efetivar), mas eu disse que eu tinha que fazer minha preparação para que um dia eu pudesse assumir. Quem sabe um dia esse momento possa chegar", afirmou.
Elano conquistou a Taça Libertadores em 2011 e o Paulista de 2012. Na sequência foi negociado com o Grêmio de Porto Alegre numa negociação que envolveu o jogador argentino Miralles.
Santa Catarina foi o destino de Elano após o Paulistão. Foram três meses de trabalho no Figueirense, com episódios tristes, como a invasão no CT --em que a jogadores foram agredidos. Em 17 jogos, três vitórias, seis empates e oito derrotas.
O reconhecimento definitivo e a admiração do torcedor santista pelo craque começou a partir do gol marcado na final do Campeonato Brasileiro de 2002, no Morumbi quando o Santos se sagrou Campeão Brasileiropela sétima vez ao derrotar o arquirrival da capital paulista por 3 a 2.
Após a demissão de Dorival Jr, em 2017, assumiu por dois jogos e venceu ambos. No mesmo ano, terminou a campanha no Brasileirão após a saída de Levir Culpi: quatro vitórias e três derrotas, entregando o time na terceira colocação do torneio e classificado para a Libertadores. Foi nessa época que lançou atletas como Rodrygo, hoje no Real Madrid, e Yuri Alberto, do Zenit (RUS).
Para Elano, o período de viagem e estudos teve mais do que um objetivo tático. Na opinião do ex-jogador, as questões extracampo são tão importantes quanto o conhecimento das quatro linhas. "O treinador transita nas relações com os jogadores, mas também com torcida, clube, imprensa, seu estafe... Então, você precisa ter um autocontrole dessas ações, porque todas são importantes para a construção do trabalho."
O técnico assumiu a Ferrinha nos quatro jogos finais da primeira fase do Paulistão do ano passado, conquistou dez pontos de 12 possíveis e classificou o time para as quartas de final, em que acabou eliminado pelo São Paulo — que seria o campeão da edição.
História do nome e origem O nome Elano pode significar: Oculto, moço, tocha, luz. Este bonito nome, indica uma pessoa iluminada, que nasceu para brilhar ou a que é jovem, como um menino, misterioso ou de boa sabedoria.
Nascido no dia 14 de junho de 1981, um domingo, em Iracemápolis, no interior paulista, Elano Ralph Blumer que hoje está completando 42 primaveras é reconhecido por unanimidade pela torcida do Santos como um dos melhores jogadores que defenderam o time praiano desde sua fundação em 1912.
A primeira partida em que jogou no time principal santista ocorreu no dia 21 de janeiro de 2001, na vitória do time praiano pelo placar de 1 a 0, com um tento solitário de Claudiomiro, na Vila Belmiro, em partida válida pelo Campeonato Paulista.
"Eu precisava buscar as informações, ver os jogos, fazer um banco de dados de atletas e também dos times das divisões. Fazer esse mapeamento. Eu não tinha o clube, mas já estava adiantando essa preparação porque isso é um processo que continua, é a vida de treinador. Temos que estar nos preparando sempre", contou em entrevista ao UOL Esporte.