Também conhecido como peito do pé, o dorso é a parte de cima da região chamada mediopé. O dorso é formado por inúmeras articulações presentes entre os ossos do tarso (calcâneo, talus, navicular, cubóide e os cuneiformes).
A dor no dorso do pé (dor no peito do pé ou parte superior do pé) pode também, resultar da inflamação dos extensores do pé (tendinite dos extensores do pé). Na maioria dos casos, do extensor do hallux.
Músculos centrais da sola do pé
Músculos extrínsecos: estão abaixo do joelho e na inserção do pé e são os responsáveis por realizarem os movimentos do tornozelo chamados de dorsiflexão, plantiflexão, inversão e eversão. Além disso, esses músculos também atuam na movimentação dos artelhos (dedos).
O que é o arco do pé? Essa é uma região muito importante dos membros inferiores e tem, entre as suas principais funções, dar sustentação adequada e distribuir o peso do corpo. ... O pé humano é comporto por três arcos plantares, que são: o longitudinal medial, o longitudinal lateral e o transversal.
Quando as pessoas ficam em pé, eles ajudam a todos a ficarem eretos. Na hora de uma caminhada ou de uma corrida, por exemplo, a falta dos dedos prejudicaria o bom funcionamento do andar. Nossos antepassados utilizavam os dedos do pés para agarrar o solo, o que e os ajudava a caminhar sem que escorregassem.
Ele serve basicamente para caminhar, correr e até pular seria perfeitamente possível sem o dedinho dos pés. As pessoas que nasceram sem o “minguinho” ou que o perderam em acidente, podem viver tranquilamente, sem ter qualquer função do corpo prejudicada.
A dor nos pés pode ser facilmente provocada pelo uso de sapatos inadequados, calos ou, até, por doenças ou deformidades que atingem as articulações e os ossos, como artrite, gota ou neuroma de morton, por exemplo.