A descoberta do pré-sal no Brasil foi anunciada no ano de 2006 pela Petrobras. Essa empresa estatal confirmou em 2007 a existência de uma grande reserva petrolífera abaixo de uma espessa camada de sal no litoral do estado do Rio de Janeiro.
A profundidade total - a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal - pode chegar a 7 mil metros.
O “pré-sal” é uma área de reservas petrolíferas que fica debaixo de uma profunda camada de sal, formando uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho. No Brasil, esta camada compreende uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros.
Em 2006, a Petrobras anunciou a existência de um grande campo petrolífero armazenado abaixo de uma espessa camada de sal, próximo ao litoral do Rio de Janeiro. Essa descoberta foi fruto do processo de cooperação entre a Petrobras e empresas estrangeiras que visavam exploração de petróleo.
2010
A camada pré-sal é um reservatório imenso de petróleo e gás natural em rochas calcárias. ... Para quem não sabe, o petróleo é um importante recurso energético utilizado no mundo nas mais variadas atividades produtivas. Apesar de sua importância econômica, o petróleo não é um recurso natural renovável.
Resposta. Resposta: Pré-Sal. Acho que você escreveu errado.
Ele pode estar nas primeiras camadas do solo ou até milhares de metros abaixo do nível do mar. É o caso das megarreservas descobertas na bacia de Santos nos últimos meses. O campo de Tupi, anunciado em outubro do ano passado, pode acrescentar até 8 bilhões de barris de petróleo aos 12 bilhões da nossa reserva atual.
Os principais benefícios em termos de desenvolvimento trazidos pelo pré-sal são: Aumento no volume de negócios de comercialização de petróleo; Aumento no desenvolvimento da cadeia produtiva de bens e serviços; Possibilidade de capacitação profissional.
A extração de petróleo em terra é realizada através de plataformas onshore, que são instaladas após a exploração geológica da região. Quando o poço não é surgente, isto é, não jorra petróleo somente com a pressão dos fluidos existentes, é necessário o uso de unidades de bombeamento.
O petróleo pode ser extraído de duas formas: em terra por meio de sondas de perfuração e no mar com plataformas marítimas. Para conseguirmos retirar o petróleo, temos que perfurar o solo até encontrar a rocha que o armazena. Na terra, o petróleo é encontrado abaixo de uma camada gasosa em alta pressão.
Quando a broca alcança a rocha que contém o petróleo, é promovida uma explosão, que gera fissuras e permitem que o óleo chegue até o poço. O óleo pode ser jorrado por energia própria (poço surgente) ou através de uma ação externa, quando o óleo é muito viscoso ou possui pressão reduzida.