Organizações políticas são aquelas envolvidas em atividades políticas (por exemplo, lobismo, organização comunitária, publicidade de campanhas etc.) destinadas a atingir objetivos políticos claramente definidos, que normalmente beneficiam os interesses de seus membros.
Autonomia político-administrativa é o poder das entidades de fazer as suas próprias leis e administrar os seus próprios negócios, sob qualquer aspecto, consoante as normas e princípios institucionais de sua existência e dessa administração.
Unidade Administrativa é aquela que possui três características: pessoal, patrimônio e competências próprias. Não é critério necessário ter orçamento para se dizer que uma unidade é administrativa.!!!!!!!!!
Sistema de gestão – 7 passos para elaborar uma Política de...
São basicamente as políticas internas, parâmetros, balizamentos ou orientações, que facilitam e servem de base para o processo de tomada de decisões em qualquer nível da empresa.
A política de qualidade é uma diretriz criada pelas organizações com o objetivo de assegurar um padrão de qualidade aos produtos e serviços oferecidos pela empresa. É utilizada como parâmetro na melhoria contínua dos processos e para a tomada de decisões que impactam diretamente os clientes.
As Normas e Políticas Internas tem como objetivo esclarecer pontos da relação existente entre empresa e trabalhador, tornando claras as obrigações das partes, bem como os ônus e bônus do vínculo existente.
5 passos para criar uma política de comunicação interna
A política de gestão de pessoas visa implantar uma boa cultura organizacional junto aos colaboradores. ... Outra política interessante é distribuir responsabilidades e, a partir disso, definir planos de carreira, cargos e salários.
A política empresarial é um dos fatores mais importantes dentro de uma companhia, pois é ela que indica quais são as ações necessárias para atingir os objetivos e, com isso, determinar o diferencial da empresa em relação aos concorrentes.
De acordo com Braga (1987), o comportamento político pode significar a resposta dos indivíduos a três características das organizações: a existência de múltiplos Page 3 3 objetivos, a escassez de recursos e a deficiência do planejamento.
Numa conceituação moderna, política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil; Outros a definem como conhecimento ou estudo "das relações de regularidade e concordância dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder do Estado e entre os Estados".
Podemos perceber a importância da formação da consciência política no jovem, pois esta contribui para a sua constituição de cidadania, onde o mesmo não deve buscar somente os seus direitos, mas também os deveres dentro da sociedade.
No Brasil, a relação existente entre o Estado, Governo e Políticas Públicas é complexa. Neste sentido, emerge a necessidade de uma ampliação da presença do Estado, o qual amparado no princípio do bem- comum, deve se fazer presente em diversas áreas, suprindo lacunas sociais.
Política de governo é o conjunto de filosofias, ideais, planos e medidas que compõe uma gestão pública. Influenciada por diversos fatores incluindo as relações partidárias, alianças políticas, apoio de instituições privadas e da própria sociedade civil.
Uma relação de poder se forma no momento em que alguém deseja algo que depende da vontade de outro. ... Então não se deve conceber que a fonte do poder político é unicamente o Estado, pois existem relações de poder em qualquer relação de interesses entre dois ou mais sujeitos, sejam eles animais, pessoas ou entidades.
O conceito de poder vem do latim possum, que poderá ser traduzido por “ser capaz de”. O termo poder está associado às palavras, deliberar, agir, determinar, forçar, compor, mandar… ... O poder, quase sempre, é exercido sem que a parte submissa perceba, quero dizer, na maioria das vezes, o poder é imperceptível.